Opinião: em 2021, onda de novos SUVs tende a ameaçar sedãs médios
Lançamentos na categoria do Jeep Compass devem provocar uma migração de consumidores de sedãs para os SUVs
É fato que os sedãs são os bravos guerreiros quando se trata de fazer frente ao avanço dos SUVs no mercado. No segmento premium, apenas como exemplo, Mercedes-Benz Classe C e BMW Série 3 seguem com uma relevância enorme para as respectivas marcas alemãs. Aqui no Brasil, por sua vez, modelos como o Chevrolet Onix Plus mostram que os três volumes compactos ainda têm uma demanda cativa.
Avançando para 2021, vale a pena ficarmos de olho em tudo o que ocorrerá especificamente com o segmento de sedãs médios. A categoria verá surgir no ano que vem alguns utilitários esportivos que prometem fazer balançar as cabeças e os bolsos de quem hoje só tem olhos para os três volumes.
Estamos falando em especial do Volkswagen Taos e do Toyota Corolla Cross, modelo que, não por acaso, empresa o nome de peso do sedã para fazer sucesso entre os utilitários esportivos.
Com tamanho, espaço interno e porta-malas superiores em relação aos SUVs compactos, Taos e Corolla Cross deverão oferecer atributos capazes de convencer os atuais donos de sedãs médios a dar uma chance para os utilitários esportivos.
Pelo que já foi dito dos dois modelos em avaliações no exterior, tanto o VW como o Toyota contam com cabines amplas e espaçosas para cinco passageiros, além de porta-malas generosos, superando a casa dos 400 litros, o que certamente facilita o uso familiar.
Além de oferecer bom pacote de tecnologia e conjunto mecânicos modernos e eficientes, os novos Corolla Cross e Taos deverão oferecer versões competitivas na faixa dos R$ 130 mil a R$ 150 mil, valor que hoje corresponde aos catálogos mais procurados dos sedãs médios, como ocorre com o Toyota Corolla XEi (R$ 126.590). Não por acaso, boa parte das vendas do Jeep Compass reside no catálogo intermediário Longitude, que custa R$ 144.590 com motorização 2.0 flex.
Apesar de entrar para a história como um ano atípico, já é possível constatar em 2020 uma retração acentuada nas vendas de sedãs médios, um possível aviso da migração dos seus consumidores para outras categorias.
Se compararmos o volume de vendas acumulado entre janeiro e novembro deste ano com o mesmo período de 2019, notamos que os emplacamentos do Toyota Corolla caíram 30%, com o Honda Civic registrando a mesma perda (29,4%). São números que acompanham a queda do mercado (28,6%) neste ano.
Curioso destacar que, na mesma relação anual, o Jeep Compass viu suas vendas caírem apenas 15,6%, portanto o SUV foi bem menos abalado do que os sedãs. O Chevrolet Cruze, por sua vez, foi o mais impactado. As vendas do sedã produzido na Argentina sofreram uma abrupta queda de 47% em relação ao ano passado tomando como base o mesmo período de onze meses.
Logo, é natural que as fabricantes considerem uma expansão da oferta de SUVs com diferentes tamanhos e propostas para atender a um público com necessidades e aspirações diversas na hora de escolher um carro. O fato de até mesmo o Toyota Corolla sofrer com a nova orientação dos consumidores quando se trata da escolha do próximo automóvel certamente sinaliza que uma migração maciça está ocorrendo em direção aos utilitários esportivos.
A previsão é que o Volkswagen Taos chegue ao mercado no segundo trimestre de 2021, mesma época em que o Toyota Corolla Cross deverá figurar na rede de concessionárias da marca. A partir desse período, será interessante constatar qual será o direcionamento de compra dos consumidores e como ficará a participação dos sedãs médios. Taos e Corolla Cross serão mais procurados do que Corolla, Civic e Cruze? A tendência é que sim e muitas fabricantes inclusive estão apostando nessa tendência.
Como o Autoo apurou com exclusividade, a Honda deverá descontinuar a produção nacional do Civic para abrir espaço para modelos de maior volume. A perspectiva, inclusive, é que o HR-V cresça na próxima geração para se tornar um rival pleno do Corolla Cross, abrindo espaço na linha a um futuro SUV compacto na gama Honda.
Por fim, ainda é importante lembrar que na primeira metade de 2021 o Jeep Compass deverá ganhar um salto em eficiência com a chegada da nova família de motores turbo com injeção direta na gama, o que vai tornar o líder de mercado ainda mais desafiador frente aos concorrentes. Sem dúvida, os próximos meses prometem entre os modelos de médio porte, sejam eles SUVs ou sedãs. Vamos acompanhar de perto!