Opinião: automático e por menos de R$ 80 mil, Creta Action traz preço convidativo, mas escolha exige cautela
Versão automática de entrada do SUV inaugurou a linha 2021 do Hyundai
Seja pela força que a marca construiu ao longo dos anos no Brasil ou pelo bom conjunto que entrega, o Hyundai Creta conquistou uma boa parte do público interessado em SUVs compactos. Atributos como os cinco anos de garantia, o rodar sólido e confortável, o bom espaço interno e o amplo porta-malas figuram como pontos fortes do modelo. Na parte mecânica, o Creta só fica devendo mesmo alguma opção de motor e câmbio mais eficiente, em especial quando o comparamos com rivais que já utilizam propulsores turbo.
Na semana passada, uma notícia importante envolvendo o modelo foi divulgada pela Hyundai, no caso a estreia da linha 2021 do Creta com a nova versão 1.6 Action e um reposicionamento de preço para o Creta Attitude de entrada, que conta com motor 1.6 e câmbio manual.
A nova opção Action certamente chama a atenção pelo preço sugerido de R$ 79.990, porém a sua escolha requer um certo cuidado e atenção. Seu principal destaque fica por conta da presença do câmbio automático, tipo de transmissão que é a mais procurada hoje em dia no segmento, porém, para conseguir o preço mais competitivo, o Creta Action abre mão de recursos que podem comprometer sua liquidez (facilidade de revenda) no futuro.
Estamos falando, por exemplo, da falta de central multimídia, recurso que melhora muito a conectividade em qualquer automóvel e está se tornando um item quase indispensável em um carro novo hoje em dia. Graças a sistemas de espelhamento como o Android Auto e o Apple CarPlay, as centrais multimídia conferem não só praticidade no convívio com o automóvel, bem como aprimoram a segurança ao volante ao permitir a execução de várias tarefas com comandos por voz, além de exibir na tela ao centro do painel as imagens do seu aplicativo de navegação preferido, entre outros, tornando a condução mais fácil. Ao menos o Creta Action oferece rádio com Bluetooth de série, que pode ser operado por meio de controles no volante.
O Creta Action também não sai de fábrica com start-stop, tecnologia que desliga o motor quando o carro encontra-se parado e colabora para uma sensível redução no consumo urbano. Aliás, desempenho e baixo consumo, como mencionamos no início do texto, não são os fortes do Creta 1.6 automático, sendo que o uso de combustível torna-se ainda maior sem a ajuda do start-stop presente nas demais versões. Ainda na lista de itens cada vez mais desejados pelos consumidores e ausentes no Creta Action podemos citar a falta do sensor de estacionamento e câmera de ré.
De qualquer forma, a nova opção automática de entrada do Creta ainda oferece alguns recursos importantes como o piloto automático, controles de tração e estabilidade, alarme perimétrico, rodas de liga leve aro 16”, apenas elencando os principais recursos.
Logo, só vale a pena você optar pelo Creta Action se está em busca do menor preço possível em um SUV compacto automático e não faz questão de muitos equipamentos de conforto e tecnologia. Na mesma linha, também não faz sentido você optar por um Creta Action para equipá-lo posteriormente, com isso gastando muito mais em acessórios. Nesse caso, é melhor partir de vez para versões mais completas do modelo e de liquidez superior no longo prazo.
Gravitando na faixa de R$ 80 mil, uma alternativa ao Creta Action hoje em dia é o Ford EcoSport na opção SE 1.5 automática. O SUV nessa configuração é tabelado em R$ 81.690 e conta com central multimídia e todos os demais recursos oferecidos no Creta Action. O Ford, entretanto, tem uma cabine e porta-malas menores em relação ao Creta, porém seu motor 1.5 tricilíndrico atuando com o câmbio automático 6 marchas é mais eficiente.