Opção mais barata: Ford Bronco Sport 1.5 turbo é uma boa?
Versão já é oferecida na Argentina como alternativa ao SUV com propulsor 2.0 vendido aqui
O Ford Bronco Sport é um dos principais lançamentos da marca norte-americana nos últimos meses. Ele representa a volta de um dos nomes icônicos na longa história da montadora, além de ajudar a construir um recomeço da empresa em alguns mercados, como é o caso da América do Sul.
Para o Brasil, a Ford importa o Bronco Sport apenas na configuração Wildtrak com motor 2.0 EcoBoost. Atualmente ela custa R$ 264.690 e entrega 240 cv e 38 kgfm de torque. Esta versão também é vendida na Argentina, mas, por lá, há mais uma opção do SUV.
Estamos falando do catálogo Big Bend com o motor 1.5 EcoBoost, também com turbo e injeção direta. Segundo a Ford, a princípio do Bronco Sport com o motor de menor deslocamento não está nos planos para o Brasil uma vez que a diferença de preço em relação ao SUV com motor 2.0 não seria muito grande, resultando em uma pequena participação de mercado.
Porém, como as estratégias das marcas podem mudar, não custa sabermos também as opiniões de quem dirigiu o Bronco Sport 1.5 turbo para o conhecermos um pouco melhor. O pessoal do Argentina Autoblog andou no modelo menos potente para saber se ele é um bom negócio, e as impressões ao volante foram surpreendentes.
Desempenho elogiado
Jerónimo Chemes foi o responsável por avaliar o SUV, e ele não poupou o Bronco Sport Big Bend de nenhum desafio. Como o jornalista também já avaliou o modelo 2.0, ficou fácil realizar um paralelo entre as duas versões.
Primeiro que há uma diferença considerável de potência entre ambos. O modelo 1.5 tricilíndrico turbo entrega 175 cv de potência e 26,3 kgfm de torque máximo. Com isso, ele tem 65 cv e 11,7 kgfm de torque a menos que a versão mais potente.
Acontece que essa diferença não foi lá muito relevante para Jerónimo, que elogiou o desempenho do modelo com motor 1.5. “É um motor leve e ágil. Tem boa potência e bom torque, sendo capaz de locomover o Bronco Sport sem problemas. A Ford não informa a faixa de torque ideal, mas imagino que fique entre 2.000 e 4.000 rpm, pois é onde ele funciona melhor. Abaixo disso não há muito torque, e acima há muito ruído”, disse o jornalista.
Jerónimo destacou que não falta força para o carro na faixa de giro citada, sendo possível realizar ultrapassagens com tranquilidade e segurança. As retomadas de 80 km/h a 120 km/h também foram elogiadas, com o jornalista dizendo que elas são feitas abaixo do esperado.
Por isso, mesmo sendo menos potente, o SUV teve o desempenho elogiado pelo jornalista argentino. “A única que coisa que ele não é – e nem finge ser – é se passar por um SUV esportivo. Para isso existe o Wildtrak, que, na verdade, é um míssil com seus 240 cv”, escreveu Jerónimo.
Pontos negativos
No entanto, o Bronco Sport 1.5 não passou ileso pelas críticas. O jornalista comentou que, por mais que o seletor de marchas seja bom, uma alavanca convencional ainda é melhor para o seu gosto.
Porém, o que realmente incomodou Jerónimo foi o fato de não ter um indicador de qual marcha está sendo utilizada, além do fato que não há como realizar as trocas de marcha de modo sequencial, já que o câmbio automático de oito marchas só permite o acionamento automático convencional.
As críticas, basicamente, foram essas. Nem mesmo a perda de dois modos de condução do sistema GOAT, que no modelo 1.5 não tem as opções Lama e Rocha, foi um dos problemas apontados pelo jornalista argentino. Mesmo assim, a versão ainda tem as opções Eco, Normal, Escorregadio, Areia e Sport.
Por fim, Jerónimo destacou que se o desempenho é um fator primordial, então o melhor é partir para o modelo 2.0 Wildtrak. Agora, caso o comprador não precise dos cavalos a mais, a versão 1.5 entrega um bom pacote de equipamentos e uma potência suficiente para a maioria das pessoas.
Atualmente, na Argentina, o Bronco Sport Big Bend 1.5 turbo tem preço sugerido de 5.110.000 pesos, pouco mais de R$ 276 mil, enquanto o Wildtrak é tabelado em 5.967.000 pesos, cerca de R$ 322 mil. Ambos contam com câmbio automático de 8 marchas e sistema de tração integral. Resta saber se, para o Brasil, a Ford pode rever em algum momento sua estratégia e considerar também a oferta do Bronco Sport 1.5 turbo.