Onix Plus é o sedã mais vendido, mas não escapa de reclamações; veja as principais
Donos recorrem a sites de defesa do consumidor para relatar problemas com a alavanca de câmbio, correia dentada e bluetooth
O Chevrolet Onix Plus chegou ao Brasil em 2019 com a promessa de ser um sedã compacto global. De lá pra cá, ele não só conquistou o posto de sedã mais vendido do país, como também se mantém firme entre os 10 primeiros colocados.
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Só em dezembro de 2024, foram 5.538 unidades vendidas, e no acumulado do ano, o modelo da GM bateu a marca de 59.960 vendas. Nada mal, né?
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Mas calma lá… ser líder de vendas não significa estar livre de críticas. Se por um lado ele tem bons números de vendas, por outro, alguns proprietários andam reclamando de certos probleminhas e um dos mais falados envolve a alavanca de câmbio.
O câmbio que virou polêmica
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Imagine a cena: você está lá, todo empolgado com seu Onix Plus novinho, rodando tranquilo, e de repente percebe que a alavanca de câmbio não está funcionando como deveria. Proprietários do modelo, principalmente com caixa automática, relatam dificuldades na troca de marchas, travamentos inesperados e até um "jogo" estranho na peça. Nada que impeça o carro de rodar, mas convenhamos, ninguém quer um câmbio temperamental.
Por exemplo, um dono de Onix Plus 2022 reclama que a alavanca de câmbio não reconhece a posição "P" (parking/estacionamento). A concessionária confirmou a falha, mas, fora da garantia, o reparo custa R$ 2.500. Ele aponta que o problema é recorrente no Onix e Tracker e critica a Chevrolet por não ter feito um recall. Após a negativa da marca para a troca, ele afirma que não comprará mais veículos Chevrolet.
A reclamação não foi respondida pela Chevrolet.
Outro consumidor informou que seu Chevrolet Onix Plus 2020 Premier Automático está apresentando um problema que, mesmo ao ser colocado na marcha P, o veículo continua emitindo um alerta solicitando que a posição seja ajustada, impedindo seu desligamento.
Ao levar o carro à concessionária, foi informado que a única solução seria a troca da caixa de câmbio, com um custo superior a R$ 1.400. Além disso, a concessionária revelou que já realizou mais de 40 substituições desse componente no ano passado, indicando um defeito crônico. O consumidor considera inaceitável ter que arcar com o que ele chama de erro de projeto da montadora em um veículo com pouco tempo de uso.
Outro consumidor relatou uma situação parecida: “Estou tendo dificuldades com a alavanca da marcha do meu Onix Plus Turbo Premier. Ele está apresentando um problema ao desligar, onde a mensagem ‘coloque no P’ aparece, impossibilitando travar o carro e sair, além de emitir um som de alerta.”
Resposta da Chevrolet: “O seu veículo, encontra-se fora do período de garantia. Neste caso, qualquer reparo necessário poderá ser realizado mediante aprovação de orçamento, conforme o seu Manual do Proprietário, a partir da página 233.”
Outras reclamações que já deram dor de cabeça
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Imagem: Divulgação
Além dos problemas no câmbio, alguns relatos apontam falhas na correia dentada banhada a óleo. Proprietários relatam que a correia não atinge a quilometragem esperada, apresentando desgaste prematuro e necessidade de substituição antes do previsto.
Além disso, há reclamações sobre a ausência do Bluetooth em alguns modelos. Devido à escassez global de semicondutores, a Chevrolet precisou remover temporariamente a conectividade Bluetooth, o Android Auto e o Wi-Fi de alguns modelos Onix, Onix Plus e Tracker.
Essa decisão gerou grande insatisfação entre os consumidores, que consideram esses recursos essenciais para a conectividade e o entretenimento no veículo.
- Correia
Um consumidor comprou um Chevrolet Onix Plus Premier 2020 em 2023, ainda na garantia de fábrica, para trabalhar como motorista de aplicativo. Logo nos primeiros 2 km, o carro apresentou perda de potência e precisou de reparo no motor, ficando três semanas parado.
Desde então, todas as revisões e trocas de óleo foram feitas na concessionária para manter a garantia. Neste ano, com 130.000 km, a correia estourou, mas, apesar da garantia até 240.000 km, a Chevrolet negou o reparo, mesmo após três solicitações da concessionária. O consumidor, que já investiu quase metade do valor do carro em revisões, agora enfrenta um prejuízo de R$ 20.000.
Em outro caso, um Chevrolet Onix Plus 2020 começou a apresentar perda de potência diariamente. Em determinado dia, o veículo foi ligado pela manhã e o freio estava duro. Após levar o carro ao mecânico, foi constatado que a bomba de vácuo estava entupida devido à deterioração da correia banhada a óleo.
O reparo foi orçado em R$ 8.000. Mesmo com o uso do óleo recomendado da ACDelco, o problema ocorreu aos 160.000 km. O proprietário considera o motor do veículo uma "bomba-relógio" e classifica o modelo como o pior carro que já teve, alertando outros consumidores para evitá-lo a fim de evitar prejuízos.
A primeira reclamação não recebeu resposta, enquanto na segunda, a Chevrolet informou que o veículo Onix 2020 está fora do período de garantia. A montadora também alegou que a não realização das revisões em uma concessionária autorizada resulta na perda da garantia, pois essas manutenções são essenciais para garantir a qualidade e o desempenho do veículo.
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Imagem: Divulgação
- Bluetooth
Uma consumidora recorreu à plataforma de defesa do consumidor para esclarecer uma dúvida: “Adquiri um Onix LTZ Plus 2023 e percebi a ausência de Bluetooth no veículo, queria saber se essa característica é padrão do modelo. Caso o recurso não esteja disponível, há possibilidade de atualizar o MyLink para adicioná-lo?
A Chevrolet respondeu à consumidora, mas ela voltou à plataforma para questionar novamente, alegando que recebeu apenas uma resposta padrão, igual à enviada a todos os clientes.
"Comprei um Onix Plus 2023 e, para minha surpresa, a multimídia MyLink3 veio sem Bluetooth e Android Auto. Fui informado de que, devido à pandemia, o chip responsável por essas funções não foi incluído, mas os modelos 2024 já receberam a correção. Solicito a troca do módulo ou a disponibilização gratuita do Chevy Link, já que as peças estão disponíveis no mercado, sem custos pela concessionária."
O problema aparece como "resolvido" na plataforma.
Uma terceira consumidora comprou um Onix Plus Turbo 2023 e se surpreendeu ao descobrir que o modelo não possui Android Auto nem Bluetooth, enquanto a versão 2021 conta com essas funções. Sentindo-se prejudicada, ela considera injusto que um carro mais novo tenha menos tecnologia e busca uma solução da Chevrolet para ter acesso a esses recursos.
A Chevrolet respondeu informando que o modelo Onix Plus 2023 adquirido pela consumidora não possui a conectividade desejada, conforme descrito no termo de compra. A montadora destacou que oferece o Chevy Link, um módulo de entretenimento que permite interação com o veículo e acesso a aplicativos via internet, mas sua instalação é feita mediante orçamento na rede credenciada.
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Imagem: Divulgação