Onix é o primeiro carro a ter Waze de forma oficial

Famoso aplicativo de navegação estará disponível via Android Auto e central MyLink no hatch compacto
Chevrolet Onix 2018

Chevrolet Onix 2018 | Imagem: Divulgação

A Chevrolet e o Waze, o aplicativo de navegação mais usado em smartphones, fecharam parceria para que o Onix, carro mais vendido do país, seja o primeiro modelo a contar com o recurso de forma oficial – até hoje o app funcionava em alguns automóveis mas de forma “genérica”.

O lançamento do Waze é exclusivo na interface Android Auto, do Google. Segundo as duas empresas, com ela o motorista que utilizar um smartphone compatível poderá projetar na tela da central MyLink da GM os dados de navegação do aplicativo.

O comunicado, no entanto, não esclarece se algumas funções do Waze, que são consideradas distrações no trânsito, como informar preços de postos de combustíveis ou seu viés de rede social, que conecta amigos que usam o app, estarão disponíveis na tela da central.

Conectividade de berço

A estreia no Onix é mais uma jogada de mestre da Chevrolet que soube reagir rapidamente à tendência de conectividade a bordo dos carros já em 2012, ano em que chegou ao mercado. Ao contrário de alguns concorrentes, cujas centrais pareciam apenas adaptadas ao carro, a GM desenho o Onix com o sistema MyLink, com interface que lembra muito a de um interface – poucos botões físicos e tela sensível ao toque.

Essa integração estaria entre as principais razões do sucesso do modelo, que lidera o mercado brasileiro desde 2015. A vantagem de ter o Waze em primeiro lugar não deve durar muito tempo, mas é suficiente para reforçar a relação do Onix com tecnologias de conectividade.

Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis