Onix Activ é a maior novidade da linha 2017 dos compactos da Chevrolet

Versão aventureira chega acompanhada do Onix hatch e do sedã Prisma, que tiveram as primeiras imagens vazadas horas antes do lançamento
Chevrolet Onix Activ, a versão aventureira do hatch

Chevrolet Onix Activ, a versão aventureira do hatch | Imagem: Reprodução

 A Chevrolet resolveu copiar o maior rival em vendas no Brasil ao planejar a linha 2017 da família Onix e Prisma. O carro mais vendido do país e seu irmão sedã serão apresentados nesta segunda-feira à imprensa, mas a maior novidade será o Onix Activ, versão aventureira do modelo e que foi flagrada pelo AUTOO há alguns meses. As primeiras imagenas vazaram no final do dia e mostram detalhes ainda não revelados dos três modelos.

Ou seja, agora o Onix terá uma família igual ao do HB20, da Hyundai, que é acompanhado do sedã HB20S e do aventureiro HB20X. O surgimento do Onix Activ é um reconhecimento do erro estratégico da montadora americana, que certamente perdeu muitas vendas para seus concorrentes como a Renault, a Volkswagen e a própria Hyundai. Agora, acredita-se, o Onix deverá compensar esse ato falho.

Visual atualizado

Os novos Onix e Prisma receberam mudanças bem-vindas no exterior, com uma grade mais elegante e faróis também mais estreitos e com luzes diurnas de LEDs. Na traseira, apenas um leve redesenho nas lanternas, além de rodas de desenho inédito.

Já no interior, o resultado não parece tão promissor. Exceto pelos novos puxadores mais ergonômicos, o resto mantém o desenho original. A central multimídia agora é a MyLink2 com opção do serviço OnStar. Não visível, mas perceptível para quem dirige é a direção com assistência elétrica em vez de hidraúlica.

Graças a ela e à melhorias nos motores 1.0 e 1.4, os carros estão 18% e 22% mais eficientes no Inmetro. O Onix 1.4 manual, por exemplo, está 8 décimos de segundo mais veloz no 0 a 100 km/h - 10s7 contra 11s9.

O Onix Activ se diferencia do normal pela suspensão mais alta em 2,3 cm e pelos adendos estéticos para lembrar um SUV. Será a versão mais cara do compacto. Retorne ainda nesta segunda para saber os preços da linha 2017 do Onix e Prisma.

Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis