Ônibus elevado chinês realiza seu primeiro teste
Ainda como um protótipo, solução de transporte rodou por 300 metros
Muitos achavam que não passaria de uma ideia futurista ou uma exótica solução para o trânsito nas grandes cidades, mas os chineses mostraram nesta quarta-feira (3) que seguem firmes no projeto de seu ônibus elevado, ou Transit Elevated Bus (TEB) como ele está sendo chamado.
O projeto começou sua fase de testes na cidade de Qinhuangdao, no noroeste da China, e percorreu 300 metros com os passageiros embarcando por plataformas especiais ao lado das vias.
O TEB conta com capacidade para transporter 300 passageiros e mede 22 metros de comprimento, 7,8 metros de largura e 4,8 metros de altura. Ele alcança até 60 km/h de velocidade máxima e pode substituir cerca de 40 ônibus convencionais.
O grande destaque do TEB é o vão livre de 2 metros que ele deixa para a via logo abaixo, não atrapalhando a fluidez do trânsito. Um dos entraves, contudo, é que caminhões, por exemplo, não podem trafegar nas ruas e avenidas onde o TEB vai ser intalado.
Segundo a agência de notícias chinesa Xinhua, o projeto atraiu o interesse de governos como Indonésia, Índia, França e até mesmo o Brasil. Além disso, cinco cidades chinesas já estão interessadas em iniciar os testes do TEB em breve.
Confira mais detalhes no vídeo abaixo: