O tamanho do motor pode influenciar a depreciação de um veículo?
Interessante pesquisa aponta quais são os motores mais e menos valorizados
Um estudo de mercado publicado pela KBB Brasil analisou dados de depreciação dos mais variados veículos a venda no mercado nacional e buscou a influência do tamanho dos motores na depreciação do veículo. Segundo a pesquisa, não existe padrão para a queda de preço em relação ao tamanho dos motores, mesmo no Brasil onde carros 1.0 ou 1.4 ainda são estigmatizados como carros fracos.
Para uma análise mais justa, o estudo levou em conta 300 veículos de ano-modelo 2019 e separou os motores em dois grupos: carros de alto volume de produção, com motorização entre 1.0 e 2.0 e veículos de alto luxo, que geralmente possuem motores maiores e possuem índice de depreciação diferenciado. Nesse caso, os veículos de luxo partiram da casa dos R$ 200 mil.
Dentre os veículos com maior volume de mercado, o motor 1.2 possui a menor perda de valor, com taxa de 6,45%. Em contramão, o 1.4 soma a maior depreciação com 11,55% de queda. No caso de carros de luxo, o automóvel com motor 3.8 apresenta o menor índice com 3,43%, diferentemente do 4.0 que mais deprecia com porcentagem de 8,06%.
No segmento de veículos com maior número de produção, o menor índice de desvalorização dos 1.2 pode ser explicado por conta dos representantes: Peugeot 208 e Citroën C3, especialmente o Peugeot, que possui um bom acabamento, ainda ostenta o título de mais econômico do país.
Os motores 1.4 possuem uma oferta muito mais vasta de veículos, desde o Onix de primeira geração até o atual Volkswagen Jetta, no caso com o 1.4 TSI. Analisando a dupla Onix/Prisma, os dois são veículos de alto volume e muito utilizados para transporte de passageiros por meio de aplicativos, o que explica parte da desvalorização mais acentuada. No caso do Volkswagen, uma apreensão em relação a manutenção do motor turbo pode fazer com que o mercado evitem esse tipo de motorização.
DEPRECIAÇÃO POR MOTOR: CARROS DE MAIOR VOLUME DE MERCADO |
DEPRECIAÇÃO POR MOTOR: CARROS DE LUXO |
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TIPO DE MOTOR |
MÉDIA DE DEPRECIAÇÃO (%) |
TIPO DE MOTOR |
MÉDIA DE DEPRECIAÇÃO (%) |
1.0 |
-10,20% |
2.0 |
-5,02% |
1.2 |
-6,45% |
2.5 |
-6,63% |
1.3 |
-8,26% |
3.0 |
-6,99% |
1.4 |
-11,55% |
3.8 |
-3,43% |
1.5 |
-8,65% |
4.0 |
-8,06% |
1.6 |
-10,93% |
4.4 |
-4,41% |
1.7 |
-10,26% |
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1.8 |
-10,99% |
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2.0 |
-10,48% |