O que sabemos sobre o novo Ford Focus 2019

Modelo será revelado em breve e promete ser uma resposta aos SUVs
Projeção do novo Ford Focus 2019 feita pelo designer brasileiro Kleber Silva

Projeção do novo Ford Focus 2019 feita pelo designer brasileiro Kleber Silva | Imagem: Kleber Silva

A apresentação oficial da nova geração do Ford Focus, inaugurando a linha 2019 do modelo, está para ocorrer em breve, mais precisamente dentro de um a dois meses. Enquanto isso, já contamos com uma série de informações interessantes sobre o modelo, bem como também antecipamos as primeiras projeções da nova geração realizadas pelo designer Kleber Silva baseadas em alguns flagras do sedã já praticamente sem camuflagem.

Como os hatches e sedãs de porte médio são os únicos que ainda mostram uma certa força frente aos SUVs, categoria que devastou o segmento de station wagons e monovolumes no Brasil, a Ford e as demais marcas que contam com representantes no segmento estão buscando um caminho que parece ser comum: tornar modelos como o Focus, VW Golf, Chevrolet Cruze, dentre outros cada vez mais nobres.

Com isso, hatches e sedãs médios ganharão um enfoque ainda mais emocional (convenhamos que esse sempre foi o apelo de modelos desse tipo aqui no Brasil), realçando o status, o conforto a bordo e o nível de tecnologia embarcada, que passarão a ser maiores.

Assim como notamos hoje no próprio Ford Focus, que conta com recursos como assistente de estacionamento de 2ª geração e frenagem autônoma em suas versões mais caras, a tendência é que o modelo ganhe ainda mais recursos avançados em sua próxima geração.

O visual, como podemos ver nas projeções de Kleber Silva, deverá manter o estilo geral adotado hoje pela gama Focus, com destaque para a grade dianteira de proporções mais generosas. As linhas da carroceria, contudo, deverão ganhar contornos com ângulos retos, uma forma de conferir mais modernidade e sofisticação ao conjunto.

Na mesma medida, podemos apostar em avanços no interior com a adoção de uma central multimídia com tela mais generosa e até mesmo o painel de instrumentos digital, recurso já presente no Volkswagen Golf europeu e que certamente também deverá fazer parte da lista de equipamentos do Focus.

Uma mudança aguardada para o Focus é a substituição do frágil câmbio de dupla embreagem empregado atualmente na linha por uma transmissão mais robusta. A gama de motores, contudo, deverá ser bem interessante e contar com opções da linha EcoBoost, com turbo e injeção direta para oferecer maior eficiência energética.

Como a demanda por elétricos e híbridos tende a ficar maior a partir da próxima década, a nova geração do Focus já será concebida prevendo esse tipo de propulsão. Com a oferta de modelos como os Volkswagen Golf GTE e e-Golf ao Brasil já confirmadas, torna-se cada vez mais provável que os futuros Focus elétrico e híbrido também sejam ofertados por aqui nem que ocupem um posto de carros de nicho como ocorrerá com a dupla alemã, funcionando muito mais como um posicionamento de marca.

Aqui no Brasil é bem possível que o novo Ford Focus 2019 seja lançado entre o fim deste ano e o ano que vem importado da Argentina para nosso mercado como ocorre atualmente. Maior, mais sofisticado e mais refinado, sem dúvida nenhuma será uma bela alternativa aos SUVs atuais. Caso você esteja de olho em um modelo na faixa de R$ 100.000, vale a pena esperar pela chegada do modelo às concessionárias.

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis