O que sabemos sobre a picape da BYD que quer incomodar Hilux e Ranger
Caminhonete terá versões híbridas e elétricas e já roda em testes na China; chega ao Brasil em 2025
A BYD passou a Tesla e é hoje a maior fabricante de carros elétricos do mundo. Para manter esse status, a empresa chinesa quer avançar para segmentos onde hoje não atua e, para não deixar a Cybertruck da rival sozinha, pretende lançar uma picape média ainda neste ano.
E a expansão não deve demorar. A caminhonete da BYD deve chegar logo ao Brasil, ainda importada. Isso pode acontecer, provavelmente, no ano que vem.
A picape ainda não tem nome, mas já teve fotos de patente e alguns flagras durante o desenvolvimento que está acontecendo na Austrália. O país da Oceania é um dos principais mercados de picapes do mundo.
Como é a picape?
Segundo informações do site Carscoops, uma das versões híbridas da caminhonete da BYD terá um motor 1.5 turbo a gasolina com dois elétricos. Juntos, os três rendem 490 cv e podem levar a picape a rodar cerca de 1.200 km com uma carga e um tanque cheio.
Uma versão com apenas um motor elétrico também deve existir, com cerca de 190 cv. Esta é a faixa das picapes da mesma categoria têm com motores a diesel no Brasil. A BYD tem como alvo Toyota Hilux, Ford Ranger e as demais médias do mercado.
A publicação também diz que uma versão elétrica está em desenvolvimento, mas que seu lançamento deve ser para um segundo momento.
Desenho “inspirado” na Ford F-150
De acordo com patentes e flagras, é possível imaginar como vai ser o design da picape da BYD e ele não será lá muito original. A frente com duas duplas de faróis retangulares empilhados deixa a caminhonete muito parecida com a Ford F-150. O capô alto e horizontal aumentam essa percepção ao mesmo tempo que passam um ar de robustez.
VEJA TAMBÉM:
A grade ostenta um enorme letreiro com o nome da BYD moldado em plástico. Acima dela, uma barra de LED corta a frente de ponta a ponta.
A traseira traz lanternas verticais comuns, com uma barra plástica ligando uma a outra pela tampa da caçamba. Informações como dimensões, capacidade de carga, volume da caçamba e pacote de equipamentos não foram reveladas.
Por dentro, os flagras mostram que a picape terá uma grande central multimídia com cerca de 15 polegadas e que provavelmente será giratória, uma marca da BYD. Um tablet com cerca de 10 polegadas faz o papel de painel de instrumentos. No console central, uma curta alavanca de câmbio aparece à frente dos difusores de ar.
Fabricada no Brasil?
A BYD deve inaugurar ainda neste ano seu complexo industrial em Camaçari. Por enquanto, o anunciado foi que a marca fará um SUV híbrido flex e o hatch elétrico Dolphin. Uma picape nacional está nos planos da rival GWM, o que pode levar a marca a pensar no assunto.
Em um primeiro momento, porém, a caminhonete virá importada, provavelmente nas versões híbridas com preços competitivos na faixa das rivais a diesel. As primeiras unidades devem desembarcar por aqui no ano que vem. O lançamento na China deve acontecer ainda neste primeiro semestre.