O que já sabemos sobre o Renault Kardian, rival de Nivus, Pulse e outros
Novo modelo está com apresentação confirmada para o dia 25 de outubro, mas só chega em 2024
A Renault vai dar início a uma nova fase no Brasil, onde terá algumas novidades para ganhar participação de mercado. Hoje em dia, a marca está em 7º lugar no ranking das fabricantes, considerando o volume vendido de automóveis e comerciais leves, nos sete primeiros meses ded 2023, com 5,8%, atrás da Jeep (6,5%) e na frente da Honda (3,6%).
VEJA TAMBÉM:
- Renault confirma chegada do Megane E-Tech ao Brasil em setembro
- Renault Oroch também é rival de Strada e Montana, mas por que não vende bem?
Uma das principais novidades da Renault no Brasil será o SUV compacto Kardian, que já está com apresentação confirmada pela marca para o dia 25 de outubro, mas o início das vendas será apenas no primeiro semestre de 2024. O carro será fabricado em São José dos Pinhais (PR) e fará parte do portifólio global da fabricante como SUV compacto.
No Brasil terá como principal rival o VW Nivus, o SUV com ares de cupê tem que sido bem aceito no país, onde ocupa o 15º lugar da lista geral dos modelos mais vendidos, com 17.202 unidades vendidas entre janeiro e julho deste ano, na frente do Nissan Kicks (17.180) e atrás do Chevrolet Onix Plus (17.400).
O Renault Kardian vai fazer as vezes do Stepway, que hoje em dia é vendido apenas em uma versão, com motor 1.0, mas que já foi a versão com apelo aventureiro do Sandero, que podia vir com câmbio automático CVT acomplado ao motor 1.6 flex. Porém, o novo modelo será um carro mais moderno, com nova plataforma (CMF-B) e, provavelmente, com o inédito 1.0 turboflex, também feito no Brasil.
Aliás, o Kardian deverá ser o primeio integrante de uma nova família de modelos fabricados sobre a plataforma CMF-B, que entrará no lugar da antiga BO, vinda da marca romena Dacia e usada não apenas no Sandero, mas também no Logan e Duster. Portanto, a Renault vai querer mudar sua imagem no Brasil, de uma marca com uma linha de modelos rústicos, desenvolvidos para serem vendidos no leste europeu, para algo mais sofisticado, seguindo a nova realidade do mercado.
Por enquanto, a Renault mostrou apenas um teaser do Kardian, mas o designer Kleber Silva chegou a fazer as projeções de como deverá ficar modelo que terá entre os principais o Volkswagen Nivus e o Fiat Pulse. Pelas imagens, dá para notar que o desenho do carro seguirá uma nova linguagem visual da marca, com faróis embutidos no para-choque, luz diurna de LED elevada, o novo logo da fabricante e grade frontal do tipo colmeia.
Além disso, haverá discretos faróis auxiliares de neblina da dianteira, capô alto com vincos pronunciados, boa distância livre do solo, para-lamas com protetores emborrachados, barra metálica na capota para ajudar a levar bagagem extra e capota pintada de um tom diferente do restante da carroceria.
Na traseira, chamam atenção as modernas lanternas de LED, a tampa do porta-lamas com ressalto para dar ideia de esportividade e para-choque envolvente com anteparo de plástico que imita alumínio, além de outros detalhes, como o discreto defletor de ar bem acima do vidro. Será uma das principais apostas da Renault para voltar ao seleto grupo das 5 marcas mais vendidas do Brasil.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter