O que falta para a Chevrolet Silverado chegar ao Brasil?
Picape de grande porte será uma rival para a Ram 1500 e, quem sabe, também a Ford F-150 no país
Apesar da subsidiária brasileira da Chevrolet até o momento não bater o martelo sobre a volta da Silverado ao país (modelo já foi vendido por aqui entre 1997 e 2001, inclusive com produção local), sobram indícios de que é questão de tempo para um anúncio oficial da montadora.
Na Argentina, inclusive, a Silverado foi exibida até o começo deste mês na cidade balneária de Cariló, famoso destino de verão no país vizinho. Durante o evento que a Chevrolet promoveu por lá, a fabricante exibiu um exemplar da picape com motor 3.0 turbodiesel de 281 cv e deixou claro que a iniciativa tinha como objetivo “conhecer as preferências dos clientes que buscam esse tipo de veículo para trazer a melhor versão ao mercado em 2021”.
Produzida no México, a Silverado é amplamente beneficiada pelo acordo bilateral que tanto o Brasil como a Argentina possuem com o país norte-americano, o que certamente tornará seu preço competitivo frente a modelos como as norte-americanas Ram 1500 e 2500. Uma eterna promessa é recebermos no Brasil a Ford F-150, algo que pode ocorrer em um futuro próximo sobretudo considerando que a Ford vai focar em modelos mais caros e somente importados no mercado brasileiro.
Mas o que poderia estar, de certa forma, atrasando a chegada da Chevrolet Silverado ao Brasil?
Alguns flagras recentes que surgiram nos EUA começam a nos esclarecer melhor essa história. Segundo reportam alguns sites locais, a Chevrolet está avaliando alguns protótipos da Silverado com a dianteira pesadamente camuflada. De acordo com a imprensa especializada de lá, a Chevrolet deverá promover para a linha 2022 da picape uma revisão estética frontal, possivelmente aprimorando a grade dianteira e o conjunto de iluminação.
Na mesma linha, as lanternas e a tampa do compartimento de cargas também poderão ser revistas. A picape ainda deverá contar com uma revisão profunda do acabamento interno, recebendo materiais e revestimentos de qualidade superior. Entre as alterações profundas para a Silverado 2022, é possível que a picape passe a contar com uma nova arquitetura elétrica/eletrônica bem mais sofisticada, que permitiria a Silverado passar a oferecer o sistema de condução semi-autônoma Super Cruise nos mercados dos EUA e Canadá.
Talvez, como faria pouco sentido a Chevrolet lançar a Silverado no Brasil antes de seu iminente facelift ganhar as ruas norte-americanas, a fabricante estaria apenas aguardando a apresentação definitiva da atualização visual da picape para ofertar a Silverado 2022 no Brasil, Argentina e demais países vizinhos. Posicionada acima da S10, certamente a Silverado será um modelo com ótima aceitação no Brasil, sobretudo em regiões com forte participação do agronegócio na economia. Vamos acompanhar!