O que esperar do novo sedã que a Citroën lançará depois do SUV C3X

Novo modelo será fabricado em Porto Real (RJ) e chega no segundo semestre de 2024
Citroen C3 Lounge será o novo sedã da marca francesa no Brasil até o final de 2024

Citroen C3 Lounge será o novo sedã da marca francesa no Brasil até o final de 2024 | Imagem: Projeção Kleber Silva

Os planos de uma nova e revigorada fase da marca Citroën no Brasil estão em pleno vapor. E 2024 será um ano bem importante para a fabricante francesa no país.  Primeiro chegará a versão de 7 lugares do C3 Aircross, nas próximas semanas. Depois, será a vez do SUV com ares de cupê C3X, que deve ser lançado até o final do primeiro semestre.

VEJA TAMBÉM:

E para encerrar o ano intenso da Citroën no Brasil, a marca terá um novo sedã, que vem sendo testado  no país há quase dois anos, baseado no C3L chinês. Será um carro mais alto que o convencional e cuja frente seguirá o estilo do C3 Aircross, conforme mostram as projeções do designer Kleber Silva.

O novo sedã será fabricado em Porto Real (RJ) sobre a mesma plataforma CMP dos SUVs C3 Aircross e C3X e terá Chevrolet  Onix Plus, Honda City e Volkswagen Nivus na mira. Será a primeira vez que a Citroën terá um sedã compacto fabricado no Brasil e importante para a fabricante ganhar volume de vendas e participação no mercado brasileiro.

De acordo com dados da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos), a Citroën fechou 2023 com apenas 1,87% do mercado brasileiro, com 32.280 unidades vendidas, o que foi suficiente para ocupar o 11º lugar em vendas entre as marcas mais vendidas do Brasil. 

Citroën C3 Lounge será um pouco mais alto que o convencional, mais ou menos como já foi o sedã Renault  Logan
Citroën C3 Lounge será um pouco mais alto que o convencional, mais ou menos como já foi o sedã Renault Logan
Imagem: Projeção Kleber Silva

Mas isso deverá mudar em 2024 com as novidades que a marca terá neste ano. No caso do sedã, entre outros detalhes, assim como os SUVs C3 Aircross e C3X, o carro terá motor 1.0 turboflex, da Stellantis, que rende 130 cv e 20,4 kgfm de torque a 1.700 rpm, que funciona com câmbio automático do tipo CVT, que simula até 7 marchas. 

Além desse motor 1.0 turboflex é possível que a marca adote o 1.3 Firefly nas versões mais em conta para poder rivalizar com a forte concorrência em um segmento que teve 8,3% de participação nomercado em 2023, ainda conforme as informações da Fenabrave.  

O novo sedã da Citroën poderá se chamar C3 Lounge, seguindo a mesma nomenclatura do C4 Lounge, sedã que a marca já deixou de vender no Brasil. Será o terceiro modelo da família C-Cubed, dentro do plano que a marca nomeou como "Citroën 4 All". 

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana