O que a nova Toyota Tacoma nos EUA antecipa sobre a próxima geração da Hilux?
Quarta geração da picape média para a América do Norte passa por uma renovação total
A Toyota apresentou nesta semana a aguardada quarta geração da Tacoma, sua representante na América do Norte dentro do segmento de picapes médias, o equivalente a nossa Hilux por lá.
Vale explicar que, por conta das particularidades de países como EUA e Canadá, as fabricantes que atuam na categoria optam por picapes desenvolvidas especificamente para a região, buscando atender, dessa forma, demandas específicas dos consumidores que não necessariamente seriam cumpridas por veículos de caráter global como é o caso da Hilux.
Além da Tacoma, a Chevrolet, por exemplo, oferece na América do Norte a Colorado, picape de mesmo porte da S10 nacional porém mais sofisticada. A Nissan, por sua vez, investiu em uma nova Frontier específica para os principais mercados das Américas.
De todo modo, por atuarem em uma segmentação de mercado parecida, vale a pena acompanharmos de perto as evoluções da Tacoma nos EUA uma vez que elas podem nos antecipar muitas características que a Toyota pode aplicar no desenvolvimento da próxima geração da Hilux.
A primeira delas – e talvez mais significativa – fica por conta do projeto da Tacoma 2024 já ter sido baseado sobre a plataforma TNGA-F, arquitetura global mais moderna da Toyota para suas picapes e demais veículos que preservam a concepção de carroceria sobre chassi.
Entre suas evoluções, a TNGA-F aposta no uso superior de aços de alta resistência, soldas a laser e aplicação de alumínio nas partes superiores da carroceria para alívio de peso.
As longarinas do chassi também são reforçadas para suportar ainda mais carga e oferecer resistência superior. A suspensão frontal tornou-se mais robusta com a adição de uma travessa dianteira aprimorada, construída especialmente para abrigar a caixa de direção de maneira mais eficiente.
Por falar na suspensão, a arquitetura TNGA-F oferece layout traseiro mais sofisticado para as versões topo de linha da Tacoma 2024, no caso um arranjo multibraço semelhante ao oferecido pela Nissan Frontier aqui no Brasil. Outro ponto interessante é a presença do freio a disco nas quatro rodas.
As versões mais acessíveis da Tacoma 2024, porém, seguem com a suspensão traseira convencional, preservando o sistema de feixe de molas, o qual é menos oneroso.
A nova Tacoma, por sua vez, ganhou ainda itens como o freio de estacionamento eletrônico e direção com assistência elétrica.
Sob o capô, a Toyota preparou configurações mecânicas interessantes para impulsionar a nova Tacoma.
A opção de acesso da picape, no caso a SR, vai oferecer o 2.4 turbo a gasolina em sua calibração com 231 cv (228 hp) e 33,6 kgfm de torque. Para as versões intermediárias, também quando associado ao câmbio automático de 8 marchas, o 2.4 turbo é recalibrado para 281 cv (278 hp) e 43,8 kgfm de torque.
Interessante salientar que a Toyota vai oferecer a opção do câmbio manual 6 marchas para a Tacoma nos EUA, sendo que, nesse caso, o 2.4 turbo alcança 273 cv e 42,8 kgfm.
A configuração mecânica topo de linha para a nova Tacoma segue tomando como base o propulsor 2.4 turbo, porém eletrificado.
Trabalhando em conjunto com um motor elétrico integrado ao câmbio automático de 8 marchas, a Tacoma híbrida (i-Force Max) alcança saudáveis 330 cv de potência combinada e 64,2 kgfm de força máxima, praticamente o dobro do torque oferecido pela Tacoma V6 na geração anterior, pontua a Toyota.
Por fim, vale salientar a inclusão na nova Tacoma do pacote Toyota Safety Sense 3.0, o qual reune os principais assistentes de condução. Segundo a marca japonesa, o sistema mais recente de segurança conta com sensores aprimorados, que colaboram para otimizar o funcionamento do conjunto.
Entre as novidades do Toyota Safety Sense 3.0 está Full-Speed Range Dynamic Radar Cruise Control, que permite ao veículo efetuar pequenas correções de velocidade ou ângulo de esterço do volante com o piloto automático adaptativo acionado.
A suíte de tecnologia contempla ainda o assistente de permanência em faixa, farol alto automático, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, entre outros recursos.
Ainda não temos previsão de quando a Toyota Hilux regional será renovada, porém já está praticamente certo que a evolução da picape contará com a oferta de propulsão híbrida, o que desponta como uma tendência no segmento.