O que a nova Chevrolet Colorado nos EUA antecipa sobre a próxima geração da S10?
Picapes nascem de um projeto comum, que também dará origem à nova GMC Canyon
Um dos destaques na semana que vai chegando ao fim foi a apresentação, nos EUA, da nova geração da Chevrolet Colorado.
O projeto, como já relatamos em outras oportunidades aqui no AUTOO, merece nossa atenção uma vez ele contempla de forma conjunta as sucessoras da GMC Canyon e também da Chevrolet S10 comercializada aqui. Se as três picapes sempre foram primas distantes, podemos dizer que o parentesco vai se tornar ainda mais próximo daqui em diante.
Mas quais atributos a nova geração da Chevrolet Colorado norte-americana já nos antecipa sobre o que podemos esperar para a evolução completa da S10 fabricada aqui?
Sem dúvida a característica mais forte da nova Colorado que servirá como referência para a atualização da S10 reside no design, tanto externo quanto interno.
Levando em conta que a Colorado também é uma picape média para os padrões norte-americanos, muitos traços que observamos agora no modelo recém-apresentado também vão figurar na nova S10, com destaque para a dianteira robusta e a grade frontal verticalizada, criando um aspecto parrudo para a picape.
Na parte interna, ponto positivo reside no alto nível de acabamento e sofisticação da cabine, com a presença do painel de instrumentos digital e da central multimídia com tela de até 11,3”.
Interessante salientar o foco no off-road que a Chevrolet conferiu para a nova geração da Colorado, incluindo até uma inusitada câmera na parte inferior da picape, permitindo um controle maior sobre o tipo de piso no qual o veículo está trafegando.
Nos EUA, a Colorado estreou com uma opção única de motor e câmbio, no caso o 2.7 turbo a gasolina associado a uma transmissão automática de 8 marchas de segunda geração.
Segundo a GM, o 2.7 sobrealimentado traz diversas vantagens sobre todos os motores oferecidos até a Colorado anterior, inclusive em sua versão diesel, em termos de potência, torque e eficiência.
Na sua calibração mais extrema, o 2.7 turbo a gasolina entrega mais de 310 cv e cerca de 60 kgfm de torque, números plenamente adequados para um veículo do tipo e que, certamente, dão conta de todo tipo de aplicação para a qual a picape será utilizada.
Aqui no Brasil, entretanto, dificilmente a Chevrolet deverá abandonar a opção diesel para a próxima geração da S10, em especial porque esse tipo de motorização ainda é o preferido pela maior parte dos consumidores de picapes médias.
Por aqui, é provável que a nova S10 faça sua sua estreia em 2024, talvez já como a linha 2025.
No segmento, vale lembrar que a nova geração da Ford Ranger está com a estreia confirmada para 2023 no Brasil, assim como, no ano seguinte, a Volkswagen deverá apresentar o facelift para a Amarok argentina, movimentos que, certamente, vão colaborar positivamente para acirrar a competitividade na categoria.