O que a Jaguar Land Rover prepara daqui até 2021
Gama inglesa vai crescer com o objetivo de satisfazer o apetite dos consumidores por mais SUVs
Ao longo dos meses, uma série de informações brotaram nos bastidores da mídia especializada europeia com os próximos passos do grupo britânico Jaguar Land Rover, atualmente controlado pela indiana Tata e que vêm registrando um sólido crescimento global.
Para manter o ritmo, as duas marcas preparam algumas novidades importantes para os próximos quatro anos, colocando aí também os novos SUVs elétricos que chegarão pelo menos ao mercados dos países desenvolvidos para atender a demanda que começará a crescer por modelos com esse tipo de propulsão.
Começando em uma ordem cronológica deste ano até o fim da década, para 2017 a grande novidade do conglomerado inglês reside na chegada das primeiras unidades do Range Rover Velar ao mercado brasileiro. Também neste ano, é sempre bom relembrar, começam as vendas por aqui da mais nova geração do Land Rover Discovery, que agora é montado sobre a nova plataforma D7U com ampla aplicação de alumínio na construção do SUV.
Para 2018 está prevista uma novidade relevante para as gamas Range Rover e Range Rover Sport, os modelos topo de linha da divisão de luxo da Land Rover. Ambos deverão estrear suas novas gerações, crescendo em tamanho, desempenho, capacidade off-road e, como é de se esperar, também no preço cobrado por cada um deles. A arquitetura deverá investir no uso de alumínio para redução do peso e caberá aos dois modelos estrear o novo motor de 6 cilindros em linha da família Ingenium, segundo alguns comentários de bastidores da imprensa europeia.
Também para 2018 está prevista a chegada às concessionárias ao redor do mundo (incluindo o Brasil) do Jaguar E-Pace, segundo crossover na linha da fabricante e que promete aproveitar a ótima aceitação do irmão mais velho F-Pace, porém com uma proposta mais urbana e menor porte. É um modelo que vale a pena você considerar se considera o F-Pace grande demais para sua necessidade.
Ainda na categoria dos crossovers e também para 2018, os mercados desenvolvidos deverão receber o I-Pace, o primeiro carro elétrico comercializado em larga escala pela Jaguar. Com isso, a britânica buscará espaço no mesmo segmento que Mercedes-Benz e Audi terão representantes em breve.
Daqui a dois anos, em 2019, será a vez do mundo conhecer um dos lançamentos mais aguardados. Estamos falando da nova geração do Land Rover Defender, o clássico modelo da marca, símbolo da robustez e admirado pelos amantes do off-road. Por uma série de questões legais e de emissões, o tradicional jipe quadradão precisou se aposentar e voltará ao mercado em 2019 com uma roupagem e estrutura bem mais modernas, porém a mesma aptidão de sempre para encarar as trilhas.
No fim da década, em 2020, teremos uma série de novidades muito importantes para as duas marcas. O Jaguar XE, sedã que disputa mercado com BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C, ganhará uma nova geração. O mesmo está previsto para o Land Rover Discovery Sport e o Jaguar F-Pace, crossover que está colecionando recordes de vendas para a marca nos mercados onde é oferecido, inclusive colecionando ótimos resultados aqui no Brasil.
Uma aposta importante para a Jaguar e especulada pela imprensa especializada é a apresentação do inédito J-Pace em 2020. O modelo, como a nomenclatura indica, será posicionado acima do F-Pace em termos de tamanho. Com isso, o J-Pace terá como diferencial a oferta de três fileiras de assentos, algo importante em mercados como os EUA.
O Range Rover Evoque, outro modelo montado no Brasil pela Jaguar Land Rover, está pronto para estrear a nova geração também em 2020 mantendo as opções de carroceria 2 e 4 portas, além da variante conversível.
Por fim, para 2021, está no cronograma a renovação do XJ, o principal modelo da marca. O “sedãzão” de luxo, maior modelo da Jaguar e vitrine de tudo que ela pode oferecer em termos de tecnologia e sofisticação, deverá incorporar mais recursos de direção autônoma e conjuntos mecânicos mais avançados para a época.
Com tudo isso, o grupo Jaguar Land Rover promete manter-se competitivo sobretudo no segmento de SUVs e crossovers de luxo, área em que suas concorrentes alemãs preparam uma boa leva de novidades. Se você cogita adquirir um dos modelos citados acima, vale a pena programar sua compra.