O elétrico da Volvo que vai brigar com a Tesla

Marca elétrica do Grupo Volvo lança o Polestar 2 por cerca de R$ 170.000
Polestar 2

Polestar 2 | Imagem: Divulgação

A Polestar deu mais um passo em direção à eletrificação ao apresentar o Polestar 2 (clique na foto principal para acessar a galeria de imagens). Esse fastback premium vai competir com o Tesla Model 3, com preços começando na casa dos 39.900 euros (cerca de R$ 170.000), sendo o primeiro carro da subsidiária da Volvo 100% elétrico.

Ele possui dois motores elétricos e uma bateria com capacidade de 78 kWh, que permite ao Polestar 2 uma autonomia de 500 quilômetros e sua plataforma é a Arquitetura Modular Compacta (CMA) do Grupo Volvo. Os 27 módulos da bateria estão acomodados no assoalho e contribuem para aumentar a rigidez do chassi, colaborando para diminuir o ruído e vibração na cabine. Isso contribuiu para uma redução de 3,7 dB comparado a um chassi tradicional.

Segundo a marca, os dois motores entregam 408 cv e 67 kgfm de torque para as rodas, fazendo o fastback acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos. As rodas de 20 polegadas abrigam freios Brembo e suspensões Öhlins em sua configuração topo de linha.

Por dentro ele não vai agradar tanto quem gosta do sistema iOS (Apple), pois já vem de série com uma tela de 11 polegadas sensível ao toque que tem Android como sistema de entretenimento, oferecendo o Google Maps, Google Play Store e Google Assistant como principais aplicativos, além de o proprietário escolher quais programas quer instalar no carro. Isso tudo ainda conta com comando de voz, para facilitar ainda mais a vida dentro do Polestar 2.

“Polestar 2 é o nosso primeiro carro totalmente elétrico. Tudo foi projetado e desenvolvido com paixão e dedicação. Como uma marca de desempenho elétrico, e através do lançamento de um portfólio de carros totalmente elétricos, a Polestar está determinada a enfrentar os desafios mundiais de qualidade do ar. A Polestar oferece carros de desempenho elétrico que são ótimos para se ter e dirigir ”, diz Thomas Ingenlath, diretor executivo da Polestar. Os primeiros mercados a receber o lançamento incluem China, Estados Unidos, Canadá, Bélgica, Alemanha, Holanda, Noruega, Suécia e Reino Unido. Outros países estão sendo considerados para expansão futura.

Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país