O ''baby Creta'' está a caminho e vale a pena ficar de olho nele!

SUV subcompacto da Hyundai já é flagrado em testes; confira mais detalhes
Flagra do Hyundai Styx em testes antes do lançamento

Flagra do Hyundai Styx em testes antes do lançamento | Imagem: Ferd

Falta pouco para conhecermos o futuro “baby Creta”, uma vez que a novidade está prevista para surgir em abril deste ano durante o Salão de Nova York. A novidade, que utilizará o nome Hyundai Styx, será um SUV menor e mais acessível em relação ao Creta e acaba de ser flagrado finalizando os últimos testes antes da revelação definitiva, como nos antecipa a fan page Ferd.

Pelas imagens, é possível notar que o Styx vai compartilhar com o Creta a proposta de ser um SUV mais robusto, com boa altura em relação ao solo e traços bem marcantes para a carroceria, atributos que o público em geral espera encontrar em um utilitário esportivo e certamente colabora muito para o sucesso comercial do Creta por aqui.

A Hyundai, quando procurada pelo Autoo, declarou que não tem intenção de entrar nesse novo segmento que o Styx vai desbravar, porém é bom ficarmos de olho no modelo uma vez que rivais importantes da Hyundai começaram a enxergar com muita atenção a nova categoria de SUVs com cerca de 4 metros de comprimento ou menos.

A Volkswagen, por sua vez, prepara um SUV bem semelhante ao futuro Hyundai Styx que será derivado do projeto do novo Gol. A ideia é que esse novo SUV figure como uma alternativa mais acessível ao T-Cross ou mire naqueles clientes que desejam apenas um SUV mais adequado para o uso urbano e não precisam de muito espaço interno. Fato é que o novo T-Cross já chega ao mercado com um preço ligeiramente acima dos concorrentes e sem muitas opções mais baratas muito provavelmente para já acomodar esse futuro SUV subcompacto no portfolio de produtos.

As chinesas CAOA Chery e JAC já atuam nesse novo segmento há alguns meses com o Tiggo 2 e o T40, respectivamente.

Sabe-se que a Jeep também tem nos planos a criação de um modelo menor ou mais acessível do que o Renegade.

Capacidade produtiva

Claro que é cedo para afirmar alguma coisa, mas vale a pena também levarmos em consideração o anúncio realizado nesta segunda-feira (11) pela Hyundai sobre o aumento da capacidade produtiva de sua fábrica de Piracicaba (SP).

Com aprimoramentos obtidos graças a um investimento de R$ 125 milhões na unidade, a Hyundai vai aumentar a produção no local dos atuais 180 mil carros/ano para 210 mil unidades oriundas do local. Para tanto, a fábrica paulista passou por melhorias em diversas áreas, principalmente nas estruturas de solda, pintura e montagem.

A própria Hyundai explica que o salto na produção ocorre por conta da demanda do mercado por carros compactos e SUVs. Ainda neste ano a marca deverá apresentar uma série de aprimoramentos para o HB20, o que certamente vai incrementar a busca pelo modelo.

Talvez a produção de um modelo como o Styx por aqui, que também teria demanda elevada, possa até mesmo justificar o investimento em uma nova unidade fabril no país, uma vez que Piracicaba já opera com mais de 90% de sua capacidade instalada.

Vamos acompanhar de perto os próximos passos da Hyundai no país.

César Tizo

César Tizo é um experiente jornalista do setor, expert em aconselhar a compra de automóveis