Número de carros equipados com ESP cresce no Brasil em 2015
Categoria de picapes compactas tem apenas 11% das versões com o item de série
O controle eletrônico de estabilidade (ESP), item obrigatório em automóveis vendidos na Europa e nos Estados Unidos já está disponível como equipamento de série em uma boa parte dos modelos comercializados no Brasil. Segundo uma pesquisa realizada pelo Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), no ano de 2015 houve um aumento de 22,3% no número de veículos equipados com o item de segurança por aqui.
O estudo levou em consideração 299 modelos de veículos nacionais e importados, disponíveis em 917 versões. Destas variantes, 549 ofereciam o controle de estabilidade como item de série. Em 2014, apenas 499 contavam com o equipamento de segurança.
Ainda de acordo com o levantamento, em relação aos carros produzidos no Brasil e no restante da América do Sul, o crescimento de modelos com ESP de série foi de 49,4% em 2015, quando comparado com o ano anterior. Já entre os automóveis importados disponíveis em nosso mercado, o aumento foi de 19,9%.
“O fato de as montadoras oferecerem uma gama maior de versões com o ESP como item de fábrica mostra o empenho das marcas em produzir veículos mais tecnológicos, mas ao mesmo tempo mais seguros para seus clientes”, afirma Emerson Feliciano, superintendente técnico do Cesvi Brasil.
A categoria de automóveis que menos dispõe de carros com ESP de série é a picapes compactas, com 89% das versões sem o equipamento. Logo em seguida aparece o segmento de hatches compactos, o mais popular do mercado, com 18,5% com o item de série e 81,5% sem o ESP nem como opcional.
Entre os hatches médios, 82,5% das versões oferecem o ESP de série. Já nos sedãs compactos, apenas 12% dispõem do item, enquanto nos sedãs médios 67% das versões saem com o item de fábrica. Quanto aos esportivos, 81% trazem ESP, ao passo que na categoria de sedãs de luxo, todos os carros oferecem o equipamento de série.
“Desde o ano passado, temos notado um esforço maior por parte das montadoras em disponibilizar o ESP na produção dos seus modelos. Embora o item seja obrigatório para todos os veículos somente em 2022, ele representa uma maneira eficaz de dar mais segurança ao motorista caso seja preciso corrigir bruscamente a trajetória do veículo, especialmente em pisos de baixa aderência, como lama ou asfalto molhado”, finaliza o executivo.
ESP será item obrigatório a partir de 2022
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou em dezembro passado a obrigatoriedade do controle eletrônico de estabilidade em todos os carros à venda no Brasil. A lei começa a valer em 2020 para modelos inéditos ou que passarem por grandes mudanças, como reestilizações, com homologação feita após a data de publicação da resolução pelo órgão. No entanto, a partir de 2022, todos os veículos deverão sair de fábrica com o equipamento.