Novos SUVs podem guiar recuperação da Peugeot no Brasil
Marca tem algumas saídas para tornar sua gama de SUVs mais robusta no país
A Stellantis revelou que tem em seus planos para o Brasil criar condições para que tanto a Peugeot quanto a Citroën voltem a ocupar posições de destaque em nosso mercado.
A julgar pelas movimentações recentes das duas marcas, tudo indica que o esforço da Stellantis começou a ser colocado em prática.
Por parte da Citroën, veremos no segundo semestre deste ano a aguardada estreia do novo C3, que passará de um hatch para um crossover pequeno, abraçando um novo estilo de carroceria que deverá ganhar força nos próximos anos.
A Peugeot, por sua vez, já confirmou para os próximos dias a introdução do facelift para o 3008 no Brasil. Contudo, a marca francesa pode ir bem além em nosso país e ter nos planos boas opções para se tornar mais competitiva por aqui.
Em primeiro lugar, vale a pena acompanharmos o que a Peugeot prepara em relação ao 2008, modelo que atua no vital segmento de SUVs compactos aqui no Brasil.
Evoluções para o Peugeot 2008
A fabricação da segunda geração do 2008 (já à venda na Europa) é altamente cotada para ocorrer na Argentina, ao lado da geração mais recente do 208.
Chamado de P24, o projeto do novo 2008 local estava previsto para ser colocado em prática neste ano, porém os abalos da pandemia na cadeia produtiva podem ter atrasado o planejamento da marca francesa.
Outro ponto é que talvez a Peugeot possa ter colocado o pé no freio para a produção regional do novo 2008 talvez com o objetivo de aguardar o facelift para o SUV compacto.
Com uma nova identidade visual inaugurada pelos irmãos maiores 3008 e 5008, é certo que o Peugeot 2008 também receberá a nova dianteira da marca. Usando como base os modelos de porte superior, o designer Kleber Silva preparou algumas projeções sobre o que podemos esperar para a evolução do SUV compacto.
É fato que a Peugeot precisa se posicionar de forma mais competitiva no segmento. As versões aspiradas do Peugeot 2008, por exemplo, sequer oferecem os controles de tração e estabilidade. Enquanto isso, muitos concorrentes já oferecem assistentes de condução avançados em suas versões topo de linha, como encontramos nas gamas Chevrolet Tracker e Nissan Kicks.
Com um visual muito mais arrojado e fora do comum, algo particular da escola francesa, além de um acabamento interno sofisticado e envolvente, a segunda geração do Peugeot 2008 reúne diversos atributos para se projetar na categoria.
É possível que, em breve, mais informações sobre a produção regional do novo Peugeot 2008 comecem a surgir.
Vem aí o Peugeot 1008?
Outro assunto de grande repercussão envolvendo o futuro da Peugeot diz respeito a um inédito produto que a marca desenvolve para se tornar o seu SUV de entrada.
Já abordamos os detalhes que cercam o projeto do eventual Peugeot 1008, nome que, obviamente, não está confirmado, mas seguiria a lógica dentro do portfólio da marca.
Considerando que a plataforma CMP já se encontra nacionalizada em Porto Real (RJ) para a produção do novo Citroën C3, seria natural apostarmos em uma eventual convivência do crossover compacto da Citroën com o futuro modelo da Peugeot.
Ambos terão porte inferior ao dos SUVs compactos atuais, sendo que a estratégia de diferenciação entre Peugeot 1008 e Citroën C3 poderá ser baseada no nível de conteúdo e preço dos dois modelos.
Considerando que o novo C3 foi desenvolvido na Índia e é um projeto pensado para mercados emergentes, ele poderia ser uma alternativa de preço mais acessível em relação ao 1008.
Outro ponto é que o novo C3 talvez conte com tamanho na casa dos 4 metros, abrindo espaço para que o Peugeot 1008 gravite em torno dos 4,15 m, com isso oferecendo um comprimento menor em relação à nova geração do Peugeot 2008, que conta com exatos 4,30 m.
A previsão, segundo a imprensa europeia, é que o Peugeot 1008 poderá fazer sua estreia global entre o fim deste ano ou o começo de 2022. Se, de fato, estiver nos planos a oferta da novidade no Brasil, é algo que deverá ocorrer bem depois do início das vendas do crossover na Europa.
Com os reforços na gama, caso se concretizem, a Peugeot passaria a contar com dois ótimoa representantes nas categorias mais promissoras aqui no país. Algo que, certamente, a marca deve considerar.