Novos Sandero, Stepway e Logan são apresentados na Europa
Geração que estreia a linha 2021 ganha motor turbo, sistemas de segurança ativa, mais espaço e segurança
Após revelar os primeiros detalhes no início do mês, a Renault e sua subsidiária Dacia apresentaram a nova geração dos modelos Sandero, Logan e Sandero Stepway na Europa nesta terça-feira, 29. Confirmando a expectativa, o grupo francês promoveu uma mudança completa na família de compactos, que evoluíram em todos os sentidos.
Agora que são construídos sobre a plataforma CMF, a mesma do Clio, os três modelos se beneficiaram de avanços técnicos que permitiram oferecer mais segurança e um conjunto mecânico mais eficiente que passa a contar com propulsores de três cilindros aspirado e turbo e um novo câmbio CVT. A Dacia, por outro lado, abandonou a motorização a diesel, uma tendência no Velho Continente.
Confira as novidades:
Avanços
O hatch compacto é o mais bem sucedido da família, mas é o que menos surpreendeu. Segundo a Dacia, o Sandero está agora 1 cm mais baixo mas preservando uma distância do solo de 13,3 cm. O modelo passa a contar com luzes de LED que ampliaram o facho de iluminação em 37% em comprimento e 9% em largura.
A montadora salienta que o Sandero agora está mais ergonômico e com acabamento de melhor qualidade. O porta-malas passa a oferecer 328 litros de capacidade e que possui assoalho ajustável em altura. Na Europa, o modelo oferece ajuste de altura e profundidade do volante e possui uma alavanca de câmbio mais curta. A direção, por sua vez, é assistida eletricamente, com 36% menos esforço requerido em manobras.
O Stepway conta com altura de solo de 1,74 cm graças aos pneus de maior diâmetro. O modelo também tem como novidade as barras de teto modulares, que podem ser ajustadas para transportar até 80 kg no teto.
Já o Logan é claramente o modelo que mais evoluiu. De um sedã apagado, o novo carro está mais elegante e proporcional.
Equipamentos
Entre os equipamentos disponíveis estão ar-condicionado com painel digital, abertura do porta-malas remota, freio de estacionamento elétrico, câmera de estacionamento, sensores dianteiros e traseiros de distância e limpadores automáticos. A Dacia promete ainda oferecer teto solar em 2021.
A Renault diz que os modelos contarão com três centrais multimídias, a Media Control, Media Display e Media Nav. A primeira, no entanto, é um suporte para smartphone que pode ser conectado via Bluetooh ou USB.
Segurança
A plataforma CMF proporcionou uma maior rigidez da carroceria que reforçou a segurança em impactos. Na Europa, os três são oferecidos com seis airbags de série, limitadores de carga dos cintos, pré-tensionadores e sistema de chamado de emergência.
A marca também passa a listar sistemas de segurança ativa como assistente de frenagem de emergência, aviso de ponto cego, assistente de estacionamento e de partida em rampa.
Motores e câmbios
Como se imaginava, a Dacia adotou uma nova família de motores mais eficientes com 1.0 litro e três cilindros. O SCe 65, disponível para o Sandero e o Logan, está associado a um câmbio manual de cinco velocidades enquanto o TCe90, turbo, pode ser equipado com câmbio manual de seis marchas ou CVT. A marca não forneceu detalhes sobre desempenho e consumo até o momento.
Além deles, a Dacia também incluiu uma versão bicombustível que usa gasolina ou gás LPG. Todos os motores também podem funcionar com sistema Start-Stop.
Dimensões
O Sandero está quase 3 cm mais longo, 11 cm mais largo e quase 4 cm mais baixo que o modelo brasileiro. O porta-malas, por sua vez, ganhou 8 litros comparado ao nosso hatch, resultado semelhante no caso do Stepway.
Já o Logan beira os 4,4 metros de comprimento, ou 5 cm mais longo que o modelo nacional. A altura é quase 3 cm menor comparada à 2ª geração. O porta-malas pode transportar até 528 litros de bagagem, 18 a mais que o sedã brasileiro. A Renault afirma que o carro passou a contar com uma distância entre-eixos maior, porém, não forneceu números.
Os novos modelos devem chegar a vários mercados europeus nas próximas semanas e o Logan será vendido sobretudo no Leste Europeu além de Espanha e Marrocos.