Novos motores 1.0 e 1.3 Firefly da Fiat não fazem feio perante rivais
Com três e quatro cilindros, mas sem recursos como cabeçote duplo, turbo ou injeção direta, novos propulsores oferecem bom torque, economia e desempenho ao novo Uno 2017
Uma fonte na Fiat já havia antecipado ao AUTOO no início do ano: “os motores GSE (Firefly) não serão cheios de tecnologia, mas focarão no torque e na economia”. E ela não estava mentindo. Nesta quarta-feira (15), a marca apresentou o Uno 2017, primeiro modelo a ser equipado com as versões 1.0 e 1.3 dos novos propulsores.
AUTOO analisou os dois e os comparou com o 1.0 e 1.4 utilizados anteriormente e também em relação aos principais de cada um. A conclusão é que a família Firefly (conhecida pela sigla interna GSE) melhorou significativamente a economia do Uno e também ofereceu uma performance superior sem que fosse preciso se utilizar de comando de válvulas mais avançado ou um sistema de sobrealimentação (turbo).
Na prática, o motor 1.0 Firefly de 3 cilindros se destaca pelo torque elevado, de 10,4 kgfm com gasolina 10,9 kgfm com etanol. É o mesmo que oferece o Ka 1.0, porém, no Fiat ela chega numa rotação mais baixa, portanto, melhor aproveitada. Em relação ao antigo 1.0, o Firefly até oferece menos potência com gasolina (72 cv contra 73 cv) mas é significativamente mais econômico: faz 9,2 km com um litro de etanol contra apenas 8 km do motor antigo.
Mais potente 1.3 do mercado
A outra opção oferecida pela Fiat no Uno 2017 é claramente focada no desempenho. Perante o 1.4 anterior, o motor Firefly 1.3 evoluiu de forma impressionante. Tem entre 101 cv e 109 cv de potência contra somente 85 cv a 88 cv do 1.4 litro. A solução da Fiat, aliás, é a que mais oferece potência nominal entre os modelos com motores menores que 1.5 litro.
Comparado ao up! 1.0 TSI, o motor Firefly é melhor em potência, mas deve, naturalmente, em torque. Já em economia, embora perca para o Peugeot 208 1.2 é melhor que modelos como o HB20 1.0 Turbo e Etios 1.3.
O próximo modelo a receber o motor Firefly deverá ser o Mobi, compacto lançado pela Fiat no início do ano.
Modelos 1.0 aspirado | Fiat Uno 1.0 2016 | Fiat Uno 1.0 2017 | Volkswagen up! 1.0 | Ford Ka 1.0 | Hyundai HB20 1.0 | Nissan March 1.0 |
Potência Gasolina | 73 cv | 72 cv | 75 cv | 80 cv | 75 cv | 77 cv |
RPM Gasolina | 6250 rpm | 6000 rpm | 6250 rpm | 6500 rpm | 6200 rpm | 6200 rpm |
Torque Gasolina | 9,5 kgfm | 10,4 kgfm | 9,7kgfm | 10,4 kgfm | 9,4 kgfm | 10 kgfm |
RPM Gasolina | 3850 rpm | 3250 rpm | 3000 rpm | 3500 rpm | 4500 rpm | 4000 rpm |
Potência Etanol | 75 cv | 77 cv | 82 cv | 85 cv | 80 cv | 77 cv |
RPM Etanol | 6250 rpm | 6000 rpm | 6250 rpm | 6500 rpm | 6200 rpm | 6200 rpm |
Torque Etanol | 9,9 kgfm | 10,9 kgfm | 10,4 kgfm | 10,9 kgfm | 10,4 kgfm | 10 kgfm |
RPM Etanol | 3850 rpm | 3250 rpm | 3000 rpm | 3500 rpm | 4500 rpm | 4000 rpm |
Cilindros | 4 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 |
Válvulas por cilindro | 2 | 2 | 4 | 4 | 4 | 4 |
Alimentação | aspirado | aspirado | aspirado | aspirado | aspirado | aspirado |
Consumo urbano Gasolina | 11,6 km/l | 13,1 km/l | 14,2 km/l | 13,5 km/l | 12,5 km/l | 12,9 km/l |
Consumo estrada Gasolina | 13,4 km/l | 15,1 km/l | 15,3 km/l | 15,7 km/l | 14,1 km/l | 15 km/l |
Consumo urbano Etanol | 8 km/l | 9,2 km/l | 9,6 km/l | 9,2 km/l | 8,5 km/l | 8,8 km/l |
Consumo estrada Etanol | 9,4 km/l | 10,4 km/l | 10,6 km/l | 10,8 km/l | 9,9 km/l | 10,4 km/l |
Mais um facelift e eletrônica de carro grande
A escolha do Uno 2017 para estrear os novos motores foi uma forma de recolocar o modelo em evidência. Um dos carros mais vendidos do Brasil após o lançamento da nova geração em 2010, o Uno perdeu espaço nos últimos anos após a aposentadoria do Mille e a chegada de muitos concorrentes com propostas mais modernas.
Nem o tapa no visual de 2014 foi suficiente para impedir a queda nas vendas. Com a chegada do Mobi, o Uno se viu apertado entre ele e o Novo Palio e hoje emplaca pouco menos de 3 mil carros por mês.
O estilo recebeu mais detalhes ainda como a grade com frisos no lugar da inconfundível frente com os três quadrados arredondados. O resultado parece ter passado do ponto à distância – resta saber se ao vivo essa situação é diferente – o AUTOO não foi convidado pela Fiat para o lançamento.
Modelos acima de 1.0 ou turbo | Fiat Uno 1.4 2016 | Fiat Uno 1.3 2017 | Volkswagen up! 1.0 Tsi | Toyota Etios 1.3 | Hyundai HB20 1.0 Turbo | Peugeot 208 1.2 |
Potência Gasolina | 85 cv | 101 cv | 101 cv | 88 cv | 98 cv | 84 cv |
RPM Gasolina | 5750 rpm | 6000 rpm | 5000 rpm | 5.600 rpm | 6000 rpm | 5750 rpm |
Torque Gasolina | 12,4 kgfm | 13,7 kgfm | 16,8 kgfm | 12,5 kgfm | 13,8 kgfm | 12,2 kgfm |
RPM Gasolina | 3500 rpm | 3500 rpm | 1.500 rpm | 4.000 rpm | 1.500 rpm | 2.750 rpm |
Potência Etanol | 88 cv | 109 cv | 105 cv | 98 cv | 105 cv | 90 cv |
RPM Etanol | 5750 rpm | 6250 rpm | 5000 rpm | 5.600 rpm | 6000 rpm | 5750 rpm |
Torque Etanol | 12,5 kgfm | 14,2 kgfm | 16,8 kgfm | 13,1 kgmf | 15 kgfm | 13 kgfm |
RPM Etanol | 3500 rpm | 3500 rpm | 1.500 rpm | 4000 rpm | 1.500 rpm | 2.750 rpm |
Cilindros | 4 | 4 | 3 | 3 | 3 | 3 |
Válvulas por cilindro | 2 | 2 | 4 | 4 | 4 | 4 |
Alimentação | aspirado | aspirado | turbo | aspirado | turbo | aspirado |
Consumo urbano Gasolina | 12,6 km/l | 12,9 km/l | 13,8 km/l | 12,6 km/l | 11,6 km/l | 15,1 km/l |
Consumo estrada Gasolina | 14,8 km/l | 14,1 km/l | 16,1 km/l | 14,2 km/l | 14,3 km/l | 16,9 km/l |
Consumo urbano Etanol | 8,8 km/l | 9,2 km/l | 9,6 km/l | 8,6 km/l | 8,2 km/l | 10,9 km/l |
Consumo estrada Etanol | 10,1 km/l | 10,1 km/l | 11,1 km/l | 9,8 km/l | 10,1 km/l | 11,7 km/l |
Mas é na parte eletrônica que o Uno 2017 ganhou muitas novidades. O modelo conta agora com direção elétrica, mais econômica e prática no dia a dia e que conta com a função ‘City’, como no primeiro Stilo e que estreou esse tipo de assistência no Brasil.
A Fiat também passa a oferecer recursos técnicos de carros maiores como controle de tração e estabilidade além de ‘Hill Holder’, aquele sistema que segura o carro na subida por alguns segundos – elas estão disponíveis de série nas versões 1.3.
A garantia, enfim, passou a ser de três anos, algo que os novos concorrentes já ofereciam há tempos. Confira aqui os preços e versões do Fiat Uno 2017.
Vida dura
A lição de casa foi feita e o Uno volta a ser um modelo com muito a oferecer, mas o ponto é que será isso que o consumidor quer? Os dois carros mais vendidos do país (Onix e HB20) não se destacam pelos motores modernos nem por oferecer recursos avançados. Eles acertam em cheio pelo visual de automóveis mais sofisticados e isso não é o forte do atual Uno. A vida realmente não está fácil para as montadoras no Brasil.