Novos flagras do inédito SUV pequeno da Fiat: o que sabemos até agora
Modelo também deverá dar origem a produtos de Jeep e Alfa Romeo
Aos poucos um projeto muito importante para acompanharmos de perto passa a ser visto com uma frequência cada vez maior pelos caçadores de segredos na Europa.
Nesta semana, o fotógrafo Walter Vayr, responsável pelo perfil gabetzspyunit no Instagram publicou algumas fotos do inédito SUV/crossover pequeno que a Fiat está desenvolvendo.
Até o momento poucas informações sobre a novidade conseguiram ser apuradas pela imprensa europeia, que aposta fortemente que a novidade poderá integrar a família de compactos Panda ou, quem sabe até, dar sequência ao legado do Uno.
O flagra em questão deixa claro que a Fiat utiliza como base para o desenvolvimento de seu SUV pequeno inédito o Opel Mokka, marca que integra a Stellantis.
O motivo para isso é que a novidade da marca italiana já está sendo projetado sobre a plataforma CMP, criada até então pela PSA em uma etapa pré-fusão da companhia com a Fiat Chrysler.
A movimentação da Stellantis para produzir a maior quantidade possível de modelos sobre uma arquitetura comum tem como objetivo principal reduzir custos, além de outros ganhos como a otimização no tempo de desenvolvimento, entre outros pontos.
Parte técnica
Considerando os atributos técnicos da plataforma CMP, podemos esperar por um modelo com motor transversal, tração dianteira e suspensão McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, tudo sinalizando para um modelo que deverá ter preço acessível.
Ponto importante é a versatilidade da plataforma CMP em termos de propulsão. Como observamos em modelos da Peugeot e da própria Opel construídos sobre ela, as marcas podem optar por conjuntos motrizes apenas térmicos, além de híbridos ou até 100% elétricos.
A previsão é que o futuro SUV pequeno da Fiat será produzido, na Europa, na fábrica polonesa de Tychy, onde hoje o Fiat 500 é montado.
De acordo com informações preliminares da imprensa europeia, o inédito crossover da Fiat também será aproveitado por suas irmãs de conglomerado, no caso a Jeep e a Alfa Romeo, que vão adicionar em seus respectivos portfólios modelos baseados no SUV em desenvolvimento pela fabricante estabelecida em Turim.
Muito já foi dito nos bastidores, inclusive, que a Jeep está investindo em um modelo de porte abaixo do Renegade, produto este que terá como objetivo atuar em faixas de preço mais acessíveis, de olho em mercados emergentes.
Surpreende a ideia de que até mesmo a Alfa Romeo, uma marca premium, ter despertado o interesse por um crossover compacto.
É cedo para especular se a Fiat tem nos planos aproveitar o projeto de um SUV pequeno também aqui no Brasil. Contudo, sabendo da importância que o nosso mercado tem para a marca, é fato que um projeto como esse pode ficar no radar da subsidiária brasileira.
Apesar da estreia recente do Pulse, poderia até fazer sentido para a Fiat apostar em um complemento de gama com um SUV de porte equivalente ao Pulse, porém mais sofisticado e quem sabe até com propulsão eletrificada, atuando em uma faixa de preço superior. Algo a conferir, no futuro, quando a novidade chegar ao mercado europeu.