Novos Bolt 2022 e Bolt EUV estão nos planos para o Brasil
Modelos terão papel central na estratégia da Chevrolet para difusão dos carros elétricos
Com a recente decisão da GM de tornar-se completamente neutra na emissão de carbono a partir de 2040, englobando todas as suas operações ao redor do mundo, é cada vez mais importante, inclusive para nós aqui no Brasil, ficarmos de olho na estratégia da empresa que contempla o lançamento de 30 novos veículos totalmente elétricos até 2025 englobando as diferentes marcas do conglomerado.
Sempre bom lembrar que a meta da GM é que todos os carros lançados a partir de 2035 ao redor do mundo contarão apenas com propulsão limpa, sendo que, de 2040 em diante, nenhum automóvel no portfólio de carros novos vendidos pelas marcas da GM terá motor a combustão.
Para “colocar todo mundo em um elétrico”, como declarou o presidente da GM, Mark Reuss, na apresentação dos novos Bolt 2022 e Bolt EUV, algumas medidas da GM prometem impactos relevantes. Uma delas diz respeito ao preço dos modelos, talvez o fator mais importante para ajudar na difusão desses modelos. Mesmo com as melhorias que recebeu, a GM anunciou uma redução de mais de US$ 5.000 no preço do Bolt 2022 em relação ao que era praticado até a linha 2021 do elétrico.
Por lá, o novo Bolt terá preço tabelado em US$ 31.995, pouco mais de R$ 171 mil pela cotação atual. Interessante que, ao tabelar o primeiro SUV elétrico da Chevrolet em um valor próximo ao do Bolt, no caso US$ 33.995 (R$ 182 mil), a GM propositalmente aproxima os dois modelos e aumenta o leque de opções dos consumidores. Aqui no Brasil, o Chevrolet Bolt ainda sem as mudanças visuais conta com preço sugerido de R$ 262.100.
É fato que, por conta da elevada carga tributária para importar elétricos ao Brasil, os preços desses modelos tornam-se ainda mais elevados e hoje o segmento tem uma participação pequena no Brasil.
Contudo, segundo o AUTOO apurou, o Bolt continuará tendo um papel importante na eletrificação da gama Chevrolet no Brasil e o modelo 2022 está nos planos da marca para o país. Como o novo Bolt 2022 começará a ser vendido nos EUA apenas por volta do terceiro trimestre deste ano, é mais provável que sua chegada ao Brasil fique mesmo para o ano que vem.
A boa notícia é que, com o cenário econômico e cambial do país favorecendo, são grandes as perspectivas de que o Bolt EUV também fique mais próximo do Brasil. Em uma declaração recente, Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul, revelou que “a GM tem o compromisso de liderar a eletrificação no Brasil e região”, bem como “o sucesso do Bolt EV no Brasil nos encoraja a continuar investindo em novidades no segmento. Temos planos de crescer nossa oferta nos próximos anos”.
Considerando que o Bolt EUV foi concebido para oferecer preço semelhante ao Bolt, sua possibilidade de oferta no Brasil ganha ainda mais força, além, é claro, da carroceria estar em linha com o segmento mais desejado pelo público hoje em dia.
Levando em conta que os dois modelos foram apresentados de forma conjunta e a comercialização tanto do Bolt 2022 como do inédito Bolt EUV vão ocorrer de forma simultânea nos EUA, é plausível que os dois possam chegar ao mesmo tempo também em nosso mercado. A dupla será produzida exclusivamente nos EUA.
Hoje em dia somente a JAC importa da China ao Brasil SUVs elétricos, com destaque para o iEV40 (R$ 209.900) e o iEV60 (R$ 247.900). Caso a importação do Bolt EUV ao Brasil se concretize, a GM será primeira fabricante de alto volume instalada no país a atuar no segmento de SUVs elétricos.