Novos BMW X5 e Jaguar E-Pace estão quase prontos

Em 2018 veremos a chegada de ótimas opções entre os SUVs de luxo
Nova geração do BMW X5 realizando testes finais de validação (imagens: Pro-Street.dk)

Nova geração do BMW X5 realizando testes finais de validação (imagens: Pro-Street.dk) | Imagem: Pro-Street.dk

Para quem gosta de utilitários esportivos, mas não abre mão de muito luxo a bordo e uma qualidade construtiva superior, o ano de 2018 promete algumas novidades interessantes, como a nova geração do BMW X5 e a estreia do Jaguar E-Pace, segundo crossover da marca inglesa.

Começando pelo BMW X5, o SUV grande da marca alemã alcançará em 2018 sua quarta geração, tratada internamente dentro da sede em Munique pelo código G05. O protótipo do modelo em testes foi amplamente flagrado em testes na Dinamarca, como mostra o vídeo do canal Pro-Street.dk, provavelmente realizando alguns ajustes em seus sistemas de segurança e eletrônica embarcada.

Segundo a mídia especializada europeia, o novo BMW X5 apresentará uma boa evolução no design e o tamanho do modelo também deverá crescer, oferecendo ainda mais conforto para seus 7 passageiros.

Uma ótima evolução no X5 vai para a arquitetura. O SUV grande passará a contar com a mesma plataforma CLAR utilizada nas gerações mais recentes do Série 7 e do Série 5. Com uma proposta bem avançada, a CLAR mescla elementos como fibra de carbono, magnésio, alumínio e aço para aprimorar consideravalmente a rigidez torcional e aliviar a massa total do carro. É bem provável que o futuro BMW X5 2019 apresente uma redução de peso da ordem de 100 kg dependendo da versão.

São cotados motores de 4, 6 e 8 cilindros para o novo BMW X5, bem como opções híbrida plug-in e de alta performance com a grife Motorsport. As duas deverão chegar às lojas cerca de um ano após as versões de maior volume do utilitário esportivo.

A opção de entrada do modelo deverá ser a xDrive40i (substituindo a xDrive35i) com propulsor B58 no caso o 3.0 de 6 cilindros em linha turbo. O sistema de tração integral xDrive seguirá de série no modelo. A quarta geração do BMW X5 deverá ser revelada no Salão de Genebra em 2018, enquanto mais para o fim do ano que vem, provavelmente no Salão de Paris, será a vez da nova geração do BMW X3 ser apresentado ao público.

Novidades na Jaguar

Respaldada pela ótima aceitação do Jaguar F-Pace ao redor do mundo, inclusive no Brasil, a montadora britânica vai seguir investindo nessa categoria de veículos.

Dessa vez a fabricante vai oferecer um crossover com um tamanho mais compacto, lançando no mercado o Jaguar E-Pace. O nome, contudo, ainda não é oficial.

Um leitor da revista francesa Auto Plus realizou as imagens do modelo em testes na rodovia A75 do país europeu, sendo que as fotos já nos permitem concluir algumas coisas sobre o modelo.

Apesar da forte camuflagem e o uso de alguns painéis falsos na carroceria, o futuro E-Pace usa vários elementos de design presentes no primo maior F-Pace, como os “ombros” na laterais bem pronunciados, porém adaptados para a carroceria menor. O futuro crossover elétrico da marca, o Jaguar i-Pace, também deverá conversar com o design do E-Pace como pode ser visto pela grade dianteira bem pronunciada e as lanternas com um formato bem estreito e que provavelmente deverão utilizar iluminação por LED.

O futuro Jaguar E-Pace deverá ser baseado na mesma plataforma D8 do Land Rover Discovery Sport e do Range Rover Evoque, bem como o crossover deverá utilizar os motores 4 cilindros a gasolina e diesel da nova família Ingenium.

Um traço bem peculiar do Jaguar E-Pace é que os propulsores deverão ser montados de forma transversal e é bem provável que suas versões de entrada contem com tração apenas nas rodas dianteiras. Caso isso se confirme, ele será o primeiro Jaguar com tração nas rodas frontais desde o X-Type.

O Jaguar E-Pace é esperado para ser revelado ainda neste ano, com o início das vendas na Europa ocorrendo a partir de 2018. Ele tem grande chance de ser posicionado com o modelo de entrada da Jaguar e vai disputar mercado com modelos como o BMW X1 e Audi Q3.

Assim como o BMW X5, que conta com uma boa reputação no Brasil, o Jaguar E-Pace também deverá ser oferecido por aqui com um intervalo de menos de um ano após a estreia no Velho Continente. Segundamente será um bom acréscimo para a gama Jaguar.

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis