Novos BMW X3 M e X4 M são apresentados

SUVs da BMW são equipados com motor de seis cilindros que entrega até 510 cv
Acima os novos BMW X3 M e X4 M

Acima os novos BMW X3 M e X4 M | Imagem: Divulgação

Quando falamos da linha M (Motorsport) da BMW é comum pensarmos em números superlativos para cavalaria, torque e principalmente no número de cilindros. E felizmente podemos continuar pensando dessa forma, pois a montadora manteve a tradição ao apresentar, na Alemanha, os novos X3 e X4 na versão esportiva: são 510 cv, 61,1 kgfm de torque provenientes de um motor com 6 cilindros em linha.

Esse é o motor mais potente nessa configuração já produzido pela BMW e é possível encontrar com duas opções de potência: a equipada com TwinPower turbo entrega 480 cv e os mesmos 61,1 kgfm de torque (para o X3 M e X4 M). Contudo, a mais potente (denominada M Competition) é equipada com bi-turbo e ganha 30 cv, entregando os 510 citados acima. Os novos SUVs BMW, tanto M quanto M Competition, vêm equipados com câmbio automático de 8 marchas e tração integral, que foi apresentada anteriormente no BMW M5.

As acelerações de 0 a 100 km/h do X3 e X4 Motorsport são feitas em 4,2 segundos, enquanto que os seus equivalentes Competition fazem o mesmo percurso 0,1 segundo mais rápido (4,1s). Para deixar a pilotagem adequada para cada situação, a BMW oferece três níveis de rigidez para a suspensão, indo do Comfort - mais adequado para o dia a dia - até uma configuração que passe tudo o que acontece entre o carro e o asfalto, com pouca rolagem da carroceria. O mesmo acontece com o peso da direção e comportamento do câmbio. O conjunto de suspensão também impressiona pelos números: são dois links na dianteira e cinco na traseira. Agregando ainda mais esportividade, as rodas são de 20 polegadas (21" para a versão Competition) e os freios foram desenvolvidos pelo time Motorsport da BMW.

Outro capítulo interessante dos novos SUVs esportivos é o interior, com cockpit M, bancos e volante revestidos de couro Vernasca, assento com ajustes elétricos, além do seletor esportivo e um ambiente que não abre mão do luxo. Por fora o proprietário poderá optar por um pacote com alguns elementos que simulam carbono, como nas entradas de ar da dianteira e difusores de ar atrás. Mas esse pacote só estará disponível, de acordo com a marca, em agosto.

Entre os equipamentos de série há GPS, sistema de som de alta qualidade da Harman Kardon, faróis e lanternas de LED. Há ainda, como item adicional, um sistema que possibilita desligar o assistente de dirigibilidade, deixando o carro totalmente na mão do piloto e serviços de concierge pelo BMW ConnectedDrive. 

Consultada pelo Autoo, a BMW adiantou que não existe previsão de lançamento da dupla no mercado brasileiro. 

Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país