Novo VW Santana é flagrado na China
Modelo, que foi desenvolvido em parceria com a SAIC, é o segundo produto destinado ao mesmo segmento que a marca terá naquele mercado
A Volkswagen está mesmo empenhada em entrar no segmento dos sedãs compactos com tamanho de carro médio. Após a revista britânica Autocar publicar fotos do que seria a nova geração do Santana, o site chinês Auto Sohu revelou as primeiras imagens de outro modelo candidato ao mesmo posto.
Confuso? Explicamos: a marca alemã possui duas parcerias no mercado chinês, uma com a FAW e outra com a SAIC – ambas concorrentes. Cada uma delas terá a sua versão desse novo sedã, sendo que no caso da primeira ele será responsável por substituir o Jetta lançado em 1991. Para a segunda, o modelo será o novo Santana de fato.
Veja também: Volkswagen exibirá Golf VII antes do Salão de Paris
Os modelos serão praticamente os mesmos e vão dividir uma série de itens, incluindo a plataforma PQ25 – a mesma usada no Skoda Rapid, no Seat Toledo e no Polo europeu –, os motores 1.4 e 1.6 destinados ao mercado chinês e as transmissões manual e automatizada.
No entanto, os modelos carregam algumas diferenças na parte estética, como no formato dos faróis, das lanternas e dos para-choques dianteiro e traseiro.
Embora tudo indique que o modelo da SAIC seja o escolhido para ser vendido no Brasil, vamos ter que esperar algum tempo para confirmar qual dos dois vai brigar com Chevrolet Cobalt, Fiat Grand Siena, Nissan Versa, Renault Logan. A apresentação mundial de ambos os modelos deve acontecer em novembro, durante o Salão de Guangzhou.