Novo VW Gol será um SUV e estreia em 2023, antecipa site
Modelo será fruto de investimentos da VW em sua fábrica de Taubaté (SP)
Com a situação da pandemia de certo modo mais controlada, em maio deste ano o presidente da Volkswagen para o Brasil e região, Pablo Di Si, confirmou durante entrevista que a empresa vai retomar seus investimentos no Brasil, em especial para a fábrica da marca em Taubaté (SP).
Nesta semana o site Mobiauto, em reportagem assinada pelo jornalista Leonardo Felix, trouxe mais informações em especial sobre o futuro do VW Gol, um dos carros mais consagrados do Brasil e que é fabricado no interior paulista.
Recapitulando um pouco sobre o que sabemos em relação ao futuro do VW Gol, em dezembro de 2017, durante uma apresentação na Argentina, Pablo Di Si apresentou um slide em que antecipava muitos produtos que a fabricante alemã iria colocar nos mercados de Brasil e Argentina até 2020.
No material apresentado pelo executivo, chamou a atenção dois produtos identificados pelas siglas “A0 CUV” e “A00”, este com a menção de vir a ser o sucessor do Gol.
A pandemia fez a Volkswagen rever seu cronograma de novos projetos por aqui, contudo o Mobiauto conseguiu revelar que o “A0 CUV”, um crossover compacto como a sigla deixa transparecer, ao que tudo indica voltou a ser desenvolvido pela marca sob o código de projeto VW246.
Segundo o site, a novidade em questão será o sucessor do Gol, sendo posicionado abaixo do VW Nivus. A estreia deverá ocorrer em 2023.
A decisão da VW é interessante uma vez que poderá colocar a marca em um segmento que promete ganhar força por aqui.
Ao redor do mundo, temos produtos de proposta semelhante, como é o caso do Renault Kiger e do Nissan Magnite, sendo que o representante da marca japonesa, inclusive, já foi cotado para ser produzido no Brasil em Resende (RJ).
Novo portfólio da VW
Para quem deseja um hatch propriamente dito ou um modelo bem mais acessível, a nova estratégia da VW, relata o Mobiauto, será produzir o futuro Polo Track em Taubaté o colocando como o carro de entrada da fabricante por aqui. Logo, caberia a ele ocupar a faixa de mercado em que a VW atua hoje em dia com Fox, o Gol atual e até mesmo o extinto up!.
Vale destacar que o Polo seguirá produzido em São Bernardo do Campo (SP), porém já com as atualizações do seu facelift apresentado na Europa. A previsão é que o Polo renovado faça sua estreia por aqui em 2022, inaugurando a linha 2023 do hatch nacional.
Voltando ao projeto VW246, de acordo com a apuração do jornalista Leonardo Felix o futuro crossover compacto deverá contar apenas com a opção do motor 1.0 TSI com a calibração adotada até então para o up!, entregando 105 cv e 16,8 kgfm com etanol.
Considerando que atualmente um VW Nivus Comfortline parte de R$ 100.050, esse seria um teto para a futura versão topo de linha do sucessor do Gol. Atualmente, quando equipado com motor 1.6, o Gol custa R$ 68.990 com câmbio manual e R$ 76.390 quando equipado com a transmissão automática de 6 marchas.
Levando em conta que um Polo 1.0 chega ao mercado por R$ 67.090, seria plausível esperar que o sucessor do Gol, posicionado como um crossover pequeno, cobrisse o intervalo entre R$ 70.000 e R$ 100.000. A conferir futuramente.