Novo Volvo XC40 deverá seguir o visual dos demais SUVs da gama, revelam flagras
Imagens adiantam ao menos o porte da versão final do modelo
Ele está confirmado para o Brasil, onde deverá ser lançado ainda no primeiro semestre de 2018, e também é uma grande aposta da Volvo para aumentar consideravelmente suas vendas no Brasil. Estamos falando do XC40, modelo que será o SUV de entrada da gama Volvo e competirá com modelos como o BMW X1, Mercedes-Benz GLA e Audi Q3, segmento que representa um dos maiores volumes de venda do segmento de luxo.
Em um flagra do modelo publicado na fan page Ferd, mostrando o modelo ainda camuflado realizando os testes finais, já é possível notar uma algumas características importantes: ele deverá manter o mesmo estilo, a linguagem visual observada nos primos maiores XC60 e XC90, incluindo as lanternas verticais. Muda, como é de esperar, o tamanho da carroceria.
Enquanto o XC90 atua na casa dos 5 m de comprimento (4,95 m para ser exato) e pode acomodar 7 passageiros, a nova geração do XC60 conta com 4,68 m de um para-choque a outro. Tomando como base os concorrentes, é esperado que o inédito XC40 ofereça um comprimento na casa de 4,40 m. Com isso, a Volvo ganha em sua linha um SUV muito mais adequado para o uso urbano, fácil de manobrar e prometendo um bom aproveitamento do espaço interno para os ocupantes.
No campo dos motores, deverá ficar a cargo do XC40 estrear um novo propulsor 1.5 de 3 cilindros dentro da gama Volvo, segundo alguns rumores da mídia especializada europeia em configurações com e sem turbo. Esse propulsor é um derivado do 2.0 atualmente oferecido na linha Volvo, sendo que a marca também terá uma opção diesel para o XC40.
Outra novidade interessante do XC40 será a versão híbrida T5 Twin Engine, também confirmada para o Brasil. Vale lembrar que a Volvo deixou clara sua estratégia de só oferecer automóveis eletrificados a partir de 2019, portanto nada mais natural do que o inédito XC40 também já contar, logo de início, com essa opção. O XC40 T5 vai combinar o motor 1.5, com potência de 180 cv, trabalhando em conjunto com outro propulsor elétrico trazendo mais 74 cv ao conjunto, portanto o XC40 nessa versão deverá entregar um nível superior de desempenho. O câmbio, nesse caso, será uma transmissão de dupla embreagem com 7 marchas, que pode receber torque diretamente do motor elétrico. Com as baterias carregadas, o XC40 poderá rodar cerca de 50 km somente em modo elétrico.
Por aqui, o Volvo XC40 deverá posicionar a marca no segmento de SUVs na faixa de R$ 150.000 até pouco mais de R$ 200.000. Um Mercedes-Benz GLA, citando apenas como exemplo, hoje parte de R$ 158.900 em sua versão de entrega 200 ff Style e segue até R$ 232.900 na configuração 250 Sport.
O Volvo XC40 será o primeiro modelo da fabricante a estrear a nova plataforma modular CMA (Compact Modular Architecture) e, além dele, a mídia europeia antecipa que a família será composta por um sedã compacto, pela logica o S40, e uma station wagon, a V40 Estate em 2019. Como o mercado de “peruas” aqui no Brasil tornou-se muito incipiente com a ascensão dos SUVs, é bem possível que ela não chegue por aqui. O sedã, por sua vez, seria um ótimo concorrente para a categoria de Mercedes-Benz CLA e Audi A3 Sedan.