Novo Versa 2021: opção mais barata com câmbio automático é uma boa escolha?
Confira nossa avaliação do Nissan em seu catálogo Sense CVT
Lançamento muito importante para a Nissan no Brasil, a nova geração do Versa estreou recentemente no país e promete apimentar a disputa pela preferência dos consumidores entre os sedãs compactos.
Você já conferiu aqui no Autoo nossa avaliação inicial do novo Versa 2021 em seu catálogo topo de linha Exclusive, que traz, entre outros diferenciais, um bom pacote de tecnologia composto por alerta de colisão com frenagem autônoma, sistema de câmera 360º, monitoramento de pontos cegos, apenas para elencar os principais recursos.
Mas é interessante verificarmos também o que o modelo é capaz de entregar em seu catálogo Sense CVT, o mais barato da gama com câmbio automático. Hoje seu preço sugerido é de R$ 79.590.
Apesar do Versa Sense CVT não esconder que trata-se da versão de entrada do sedã, como as calotas sugerem, o modelo nessa configuração é relativamente bem equipado. De série ele conta com sensor de estacionamento, chave presencial e os importantes 6 airbags em conjunto com os controles de tração e estabilidade.
Na parte interna, vale a pena elogiar o bom trabalho da Nissan para conferir uma sensação de maior cuidado na cabine ao adotar uma boa combinação de plásticos em dois tons para a parte central do painel contrastando com elementos na cor cinza clara para o revestimento dos bancos.
Ponto positivo também para o volante multifuncional de boa empunhadura, porém ele opera apenas um rádio convencional com Bluetooth. Central multimídia de série no Versa 2021 só mesmo a partir do catálogo intermediário Advance.
Outro recurso que faz falta no Versa Sense é a possibilidade de rebater o encosto do banco traseiro. Apesar do porta-malas ter capacidade para bons 466 litros (482 litros nas configurações Advance e Exclusive), faz falta esse importante atributo de versatilidade nos momentos em que é necessário transportar objetos mais volumosos.
Como o Versa Sense automático compartilha a mecânica com as opções mais caras, temos sob o capô o motor 1.6 16V associado ao câmbio CVT, conjunto que é suficiente para conferir ao novo Versa desempenho condizente com sua proposta, com aceleração de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos, e parciais de consumo que podem chegar a 11,7 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada com gasolina.
Se olharmos para o líder em vendas entre os sedãs compactos, o Chevrolet Onix Plus traz um custo-benefício notavelmente superior em relação ao Nissan Versa. Por um valor bem menor do que o praticado na versão Sense CVT é possível adquirir o Onix Plus LTZ (R$ 73.590), que já sai de fábrica com tudo o que o Nissan entrega e ainda acrescenta como itens de série a central multimídia, câmera de ré e rodas de liga leve aro 15”. Isso sem falar na eficiência superior do motor 1.0 turbo, conferindo ao Chevrolet melhor performance e melhores médias de consumo.
Em resumo, o Versa Sense CVT surge como a opção para um perfil de cliente extremamente racional, que pode não fazer tanta questão de alguns equipamentos de tecnologia ou conectividade, mas não abre mão do conforto extra e da condução mais relaxada proporcionada pelo câmbio automático.
É fato que o novo Versa Advance e o Exclusive despontam como escolhas mais equilibradas para o modelo por contarem com os principais recursos cada vez mais valorizados pelos consumidores, como a central multimídia. Não por acaso, durante a apresentação do Versa 2021 a Nissan projetou que os catálogos mais caros do sedã deverão contar com uma participação maior no mix de vendas. É uma informação que deve ser levada em conta, uma vez que sugere também uma liquidez superior no mercado de usados para essas duas versões.
Talvez o automóvel de passeio mais importante para a Nissan no Brasil ao lado do Kicks, o Versa preserva em sua nova geração atributos que lhe renderam uma boa aceitação em nosso país, com destaque para o bom espaço interno, o rodar suave e confortável, além da mecânica convencional e de baixo custo de manutenção.
Apesar de alguns rivais abraçarem o downsizing, oferecendo motores turbo de menor deslocamento, alguns consumidores ainda não querem migrar para modelos desse tipo e preferem carros com propulsores sem sobrealimentação, portanto um tipo de cliente que o novo Versa poderá atender. Se esse é o seu perfil, tem no novo Versa uma pedida muito competente.
Ficha técnica
Nissan Versa 2021 Sense CVT 1.6 16V flex automático 4p | |
---|---|
Preço | R$ 79.590 (12/2020) |
Categoria | Sedã compacto |
Vendas acumuladas neste ano | 9.907 unidades |
Motor | 4 cilindros, 1598 cm³ |
Potência | 114 cv a 5600 rpm (gasolina) |
Torque | 15,5 kgfm a 4000 rpm |
Dimensões | Comprimento 4,495 m, largura 1,74 m, altura 1,465 m, entreeixos 2,62 m |
Peso em ordem de marcha | 1098 kg |
Tanque de combustível | 41 litros |
Porta-malas | 466 litros |