Nova geração do Toyota Yaris será revelada neste ano: o que já sabemos
Modelo destinado aos mercados emergentes fará estreia na Ásia e roda em testes na Tailândia
Atualmente o produto de entrada da Toyota aqui no Brasil, oferecido nas carrocerias hatch e sedã, o Yaris já tem nos planos uma renovação completa a caminho.
A próxima geração do compacto destinada a mercados emergentes está a caminho e deverá ser revelada no terceiro trimestre deste ano, segundo reportam veículos de imprensa asiáticos.
Conhecido até o momento como projeto D92A, o novo Yaris foi flagrado na Tailândia e, como bem aponta o Headlight Magazine, é inegável a semelhança com o conceito DN-F Sedan apresentado pela Daihatsu (marca de baixo custo da Toyota) em 2017.
O motivo para isso explica-se pela concepção do modelo, totalmente baseado na arquitetura DNGA, uma variante simplificada da filosofia de construção TNGA adotada pela Toyota em seus modelos mais sofisticados. Com isso, fica clara a proposta orientada a otimizar o custo-benefício na atualização do Yaris.
Ainda segundo as apurações da imprensa asiática, é provável que a Toyota aposte em uma configuração híbrida para a nova geração do seu sedã, a qual deverá fazer frente ao atual Honda City e:HEV em alguns mercados e ser apresentada cerca de um ano depois da estreia da nova geração do Yaris, portanto em 2023.
Curioso destacar que, de acordo com os dados extraoficiais que estão surgindo, é cada vez mais provável que a Toyota deixe de oferecer a carroceria hatchback para o Yaris em mercados emergentes, ao contrário do que ocorre na Europa, por exemplo, onde o compacto é um modelo completamente diferente do comercializado em outras regiões do mundo.
Aqui no Brasil, temos como informação mais concreta envolvendo a gama Toyota local a nacionalização do Yaris Cross a partir de 2023, modelo que vai posicionar a marca na categoria dos SUVs compactos.
Apesar do facelift introduzido com a linha 2023 do Toyota Yaris nacional, é fato que o compacto da marca japonesa precisa evoluir para entregar um conjunto mais competitivo e moderno frente aos seus rivais diretos, incluindo o Honda City, renovado completamente por aqui. A Toyota comercializa o Yaris em nosso mercado desde 2018, portanto quaisquer aprimoramentos mais significativos no modelo não devem aparecer para o veículo nacional antes de 2024 ou 2025.