Novo Toyota Land Cruiser tem fila de espera de quatro anos no Japão
Demanda pelo SUV surpreendeu a marca, chegando a ser quatro vezes superior ao que a Toyota projetava vender por ano em seu país-sede
Quem mora no Japão e está interessado na nova geração do Toyota Land Cruiser vai precisar ter paciência para ter seu carro. Acontece que o carro está tendo mais pedidos do que a marca é capaz de produzir, gerando uma fila imensa que pode causar até quatro anos de espera para quem deseja ter uma unidade do modelo.
Segundo informações, a Toyota recebeu 21.500 pedidos do novo Land Cruiser no Japão em apenas duas semanas. O problema é que a montadora esperava vender apenas 5.000 unidades do jipe por ano no seu país natal. Dessa forma, a fila seria de aproximadamente quatro anos.
Por conta desse problema, a marca emitiu um pedido de desculpas em seu site no Japão.
Na mensagem, a Toyota informa que o Land Cruiser tem sido bem recebido em todo o planeta, e que por isso haveria problemas de entrega em diversos mercados. Além de pedir desculpas pelo ocorrido, a marca confirma que a fila seria de quatro anos, mas que fará o possível para encurtar o tempo de entrega dos veículos.
Embora confirme o problema na entrega dos carros, a marca não informou se outros mercados seriam afetados pela alta demanda de pedidos. Ainda de acordo com a mídia especializada global, as entregas na Austrália, por exemplo, começaram em dezembro de 2021, mas não há informações sobre a fila de espera no mercado australiano.
O "congestionamento" de pedidos pelo novo Land Cruiser pode afetar até mesmo a Lexus. Isso porque o modelo LX 600 é feito na mesma fábrica do Land Cruiser, e sua produção poderia ser afetada caso a Toyota opte por priorizar a fabricação do SUV sob sua marca. Porém, como o LX 600 é vendido em menos mercados e foca mais nos Estados Unidos, talvez sua fabricação não seja afetada.