Toyota Crown 2023 consolida uma tendência: sedãs virando crossovers

Modelo é mais um três volumes de grande porte que adota carroceria com maior altura em relação ao solo
Toyota Crown 2023

Toyota Crown 2023 | Imagem: Divulgação

Modelo desconhecido entre nós aqui no Brasil, o Toyota Crown é um bom exemplo do que até então era conhecido como um verdadeiro sedã grande, registrando boa aceitação em mercados como o norte-americano. 

Nesta sexta-feira (15) a fabricante japonesa revelou a nova geração do Crown com um bom pacote de evoluções, inclusive um conjunto propulsor eletrificado de alta performance chamado pela Toyota de Hybrid Max, o qual entrega mais de 340 cv de potência combinada. 

Em sua descrição do Crown 2023, a Toyota ainda caracteriza o modelo como um sedã, porém destaca a “maior altura em relação ao solo” da novidade. 

Toyota Crown 2023
Toyota Crown 2023
Imagem: Divulgação

Com isso, o Crown é mais um automóvel que, até então, ostentava a típica carroceria sedã e agora caminha para se tornar um crossover, estratégia que passa a ganhar cada vez mais espaço entre diversas marcas. 

A mesma lógica, por exemplo, foi adotada pela Citroën quando apresentou o C5 X em 2021. Neste ano foi a vez da Peugeot reinventar o 408, que conhecíamos aqui no Brasil como um sedã, e transformá-lo em um cupê 4 portas (ou um “fastback dinâmico”, como a marca prefere). 

Citroën C5 X 2022
Citroën C5 X 2022
Imagem: Divulgação

Não vamos nos esquecer do próprio Renault Mégane, que evoluiu para um crossover elétrico com proposta bem diferente da qual estávamos acostumados. 

Até mesmo no segmento de alto luxo essa metamorfose de sedãs em crossovers parece ter entrado de vez no radar nas montadoras. 

Um bom exemplo é o conceito Vision Mercedes-Maybach Ultimate Luxury, revelado em 2018 na China, e que adotava, sem nenhum receio, a denominação “SUV sedã”. 

Nas palavras da Mercedes-Maybach, a ideia com seu protótipo foi aliar a “posição de acomodação típica de um SUV com a experiência de condução sublime de um três volumes”. 

Interessante destacar que até mesmo na realidade brasileira já tivemos algumas experiências no sentido de criar sedãs com um apelo crossover. 

Vale lembrar o Renault Logan em sua geração mais recente que, para acomodar a caixa automática CVT, precisou ter a sua altura em relação solo elevada, criando um peculiar aspecto “aventureiro” para o modelo. 

A Ford, por sua vez, chegou a criar um protótipo chamado Ka Urban Warrior baseado na opção sedã do seu compacto nacional. A opção, que contava com maior altura em relação ao solo e apliques laterais para criar um aspecto mais robusto, chegou a ser apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018 para avaliar a resposta do público, mas ficou mesmo só no campo das ideias. 

As investidas das marcas francesas e agora a Toyota com o novo Crown, entretanto, abrem caminho para que cada vez mais os sedãs absorvam traços de SUVs, quem sabe algo necessário até para mantê-los competitivos em um mercado onde os utilitários esportivos crescem a cada dia na preferência dos consumidores.

Ford Ka Urban Warrior
Ford Ka Urban Warrior
Imagem: Divulgação

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis