Confirmado: Toyota Corolla Cross estreia dia 11 de março no Brasil
Rival de Jeep Compass e VW Taos, saiba mais detalhes sobre o SUV médio que será feito aqui
O Corolla Cross promete ser o principal lançamento da Toyota para 2021. O inédito SUV foi apresentado na Ásia ainda no ano passado e deve ser apresentado no Brasil no próximo dia 11 de março, conforme comunicado da montadora. A empresa também revelou um site dedicado para a novidade onde confirmou alguns aspectos do carro.
De forma online, é possível ver que o novo Toyota Corolla Cross trará um visual idêntico ao visto na Ásia e deve utilizar a mesma plataforma do Corolla sedã com a fabricação nacional. Logo de cara a Toyota reforça aspectos que prometem destacar o Corolla Cross na categoria, como o amplo espaço interno e o porta-malas para pouco mais de 480 litros de bagagem.
O conjunto híbrido também vai figurar no SUV. A parte de motorização do SUV, inclusive, deve ser a mesma do Corolla convencional. As versões de entrada deverão contar com o 2.0 flex aspirado entregando até 177 cv de potência com etanol. Já as mais caras devem trazer o conjunto 1.8 híbrido flex também. Em ambos os casos, a transmissão será automática do tipo CVT com simulação de 10 marchas e primeira relação física.
O que ainda não se sabe com certeza é o preço do novo Toyota Corolla Cross. Por ser um SUV, ele deve sair mais caro que o sedã, mas os valores não podem ser muito mais altos para não entrar no território do atual RAV4 Hybrid, com preços acima de R$ 200 mil. A expectativa é de que o Corolla Cross tenha preços partindo entre R$ 140 mil e R$ 150 mil.
Saiba mais: Toyota Corolla Cross já agrada fora do Brasil; veja as impressões
Segundo concessionários que já estão aceitando pedidos de pré-reserva para o modelo, a previsão é que o Corolla Cross nacional conte com quatro versões.
Os catálogos XR e XRE deverão utilizar o mesmo motor 2.0 16V da família Dynamic Force, também presente nos catálogos de entrada do Corolla. Logo acima estarão as variantes XRV e XRX, que trazem sob o capô o conjunto propulsor híbrido flex baseado no motor 1.8 a combustão e também aplicado no sedã.
Bem equipado, o Corolla Cross XR contará com 7 airbags, ar-condicionado automático digital, rodas de liga leve aro 17”, controles de tração e estabilidade e central multimídia com tela de 8”, apenas para elencar os principais itens. A variante XRE, por sua vez, recebe como equipamentos adicionais o revestimento interno de couro, faróis full-LED, chave presencial, rodas de liga leve aro 18”, entre outros.
O Corolla Cross XRV, por sua vez, acrescenta sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e o pacote Toyota Safety Sense de assistentes de condução. No caso do sedã médio ele engloba alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, monitoramento de pontos cegos e farol alto com comutação automática.
O catálogo topo de linha XRX traz ainda teto solar elétrico, banco do motorista com regulagem elétrica, ar-condicionado com duas zonas e revestimento interno diferenciado. Preços, contudo, serão conhecidos apenas no lançamento.
Compare alguns dados técnicos do novo Corolla Cross com o modelo sedã:
Dados técnicos | Corolla Sedan | Corolla Cross |
---|---|---|
Versão | Altis Hybrid 1.8 | |
Comprimento | 4,63 m | 4,46 m |
Largura | 1,78 m | 1,825 m |
Altura | 1,455 m | 1,62 m |
Entreeixos | 2,7 m | 2,64 m |
Peso em ordem de marcha | 1440 kg | 1325 kg |
Potência | 101 cv + 72 cv | 101 cv + 72 cv |
Torque | 14,5+16,6 kgfm | 14,5+16,6 kgfm |
Porta-malas | 470 litros | 440 litros |
Transmissão | CVT | CVT |
Suspensão | McPherson+Multilink | McPherson+Eixo de torção |
Freios | Discos ventilados+discos sólidos | Discos ventilados+discos sólidos |
Tração | Dianteira | Dianteira |