Novo SUV Renault Espace: era uma vez uma minivan
Modelo familiar famoso na Europa ressurge em roupagem de utilitário esportivo e versões com cinco e sete lugares. Vendas começam em abril
Era uma vez uma van familiar muito famosa na Europa, a Espace. A Renault, como AUTOO já havia mostrado, fez a obrigatória transição do modelo para uma carroceria SUV, ou ‘crossover’ para os puristas.
A nova geração do Espace foi apresentada nesta terça-feira na França, com um visual bastante agradável e um pacote técnico respeitável. O novo SUV será vendido em versões de 5 e 7 lugares já a partir de abril.
A mudança de formato de carroceria tornou o Espace menor que a geração anterior, mas isso é algo esperado. A boa surpresa é o que espaço interno cresceu e o cliente poderá optar por equipá-lo com cinco ou sete bancos sem que isso mude o carro.
Os dois assentos traseiros são obviamente menores, mas podem ser rebatidos no piso do porta-malas, liberando espaço para bagagem.
O estilo do Espace tem ares de Déjà vu e não é para menos: o SUV segue os passos do Austral, um utilitário esportivo menor, com o qual compartilha muitas coisas, incluindo o painel. Mas o Espace tem entreeixos maior e toda uma construção diferente a partir da coluna B.
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O SUV lembra o porte do Jeep Commander com comprimento de 4,72 m, largura de 1,84 m, altura de 1,65 m e entreeixos de 2,74 m. O porta-malas pode levar até 581 litros na versão de 5 lugares ou 477 litros na de 7 lugares. Detalhe é que o banco central pode correr e assim liberar mais volume no bagageiro.
O Espace usa duas telas em seu painel, uma de 12,3 polegadas para o cluster e outra vertical, d de 12 polegadas para a central OpenR Link. Há no interior nada menos que seis portas USB-C, um carregador sem fio e duas tomadas de 12V.
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O sistema de som é Harman Kardon de 12 alto-falantes e o acabamento dos bancos mescla couro sintético com Alcântara na versão Esprit, e couro com detalhes em madeira na Iconic.
Como é possível ver nas fotos, o Espace mantém a tradição francesa dos imensos tetos solares. Opcional, ele possui 133 cm de comprimento e 84 cm de largura.
Sistema híbrido
O novo SUV é equipado com um motor híbrido E-Tech com 200 cv combinados. Trata-se de um conjunto que une um 1.2 litro turbo de três cilindros e um motor elétrico alimentado por uma bateria de íon de lítio de 2 kWh – a transmissão é automática.
O Espace pode atingir 175 km/h de velocidade e acelerar de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos. Entre os sistemas ativos temos:
• Sistema Ativo de Frenagem de Emergência (AEBS, AEB Traseiro)/Aviso de Ponto Cego (BSW)/Assistente de Faixa de Rodagem (LKA)/Aviso de Saída de Faixa (LDW)/Aviso de Mudança de Faixa (LCW)/Alerta de Atenção do Condutor (DAA)/Estabilidade do Reboque Auxiliar (TSA);
• Adaptative Cruise Control (ACC) com Stop & Go/Distância Warning (DW)/Hill Start Assist (HSA);
• Sistemas de assistência ao estacionamento dianteiro, lateral e traseiro, Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA)/Alerta de Saída Segura do Ocupante (OSE).
O Espace traz ainda câmera de 360º com display com modelagem 3D e um head-up display de 9,3 polegadas.
Por enquanto, a Renault não oferece outras opções nas três versões – além da Esprit Alpine, Iconic, há também a Techno.
Produção na Espanha
Baseado na arquitetura CMF-CD, o Espace compartilha a mecânica não apenas do Austral como também do Nissan X-Trail e do Mitsubishi Outlander. A produção será concentrada na fábrica de Palência, na Espanha, mas os preços ainda não foram revelados.
Embora tenha características que poderiam atrair clientes no Brasil, o Espace não é produto competitivo para ser importado, portanto, nos resta apenas admirá-lo de longe.