Novo SUV da Suzuki para a Índia pode suceder o S-Cross em mercados emergentes
Modelo será desenvolvido em conjunto com a Toyota e já roda camuflado pelo país asiático
O novo SUV da Suzuki para o mercado indiano já foi assunto aqui no AUTOO.
Na ocasião, a reportagem abordou o fato do modelo ter sido flagrado em testes e explicou que o projeto será desenvolvido pela Maruti Suzuki (nome dado para a operação da marca na Índia) em conjunto com a Toyota.
No entanto, novos detalhes foram divulgados e apontam para a possibilidade de o modelo ser um sucessor para o S-Cross, que também é comercializado no Brasil, em mercados emergentes.
De acordo com o Autocar India, o SUV terá porte equivalente ao do Hyundai Creta, como acontece com o atual S-Cross, produto que não obtém muito sucesso no mercado indiano.
O SUV vai utilizar a plataforma DNGA da Toyota, que é uma base modular de baixo custo comandada pela Daihatsu, enquanto a TNGA é a versão destinada para modelos mais caros da marca japonesa.
Por mais que seja desenvolvido juntamente com a Toyota, a versão da Maruti Suzuki será diferente e terá design exclusivo.
Híbrido
Outra informação do Autocar India é que o modelo deverá vir bastante equipado, com central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado digital e ajustes de profundidade e altura da coluna de direção, além de 6 airbags, controle de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa.
Há a possibilidade do modelo utilizar um motor híbrido tradicional, que seria emprestado pela Toyota. Mesmo sem ter a tecnologia plug-in, a expectativa é que a eficiência seja um ponto forte do modelo e o consumo extremamente baixo. Inclusive, de acordo com a apuração dos colegas indianos, o sistema pode contemplar uma bateria mais robusta, capaz de conferir boa autonomia em modo 100% elétrico ao SUV.
Ainda não há uma data certa para o lançamento do SUV inédito, mas ele será feito ainda em 2022, próximo ao Diwali, tradicional festival indiano das luzes e que será realizado em outubro.