Novo Sportage começa a ser vendido no Brasil a partir de R$ 110 mil
SUV da Kia chega à 4ª geração mantendo pela primeira vez uma ligação com o projeto anterior
Parece que o tempo passa mais rápido para os carros coreanos. Quando você acha que um projeto ainda é novo lá vem nova geração. É o que ocorre agora com o Sportage, o modelo mais vendido da Kia no Brasil.
O SUV chegou à 4ª geração com um estilo que manteve pela primeira vez alguma semelhança visual com a geração anterior, lançada em 2010 (isso mesmo, ela já está por aqui há seis anos). Até então, cada geração do Sportage era como lançar um veículo do zero: da primeira, ainda com chassi e carroceria separados e tração traseira, para a segunda, com chassi monobloco e tração dianteira, foi uma mudança total.
Agora, a situação é diferente. A 3ª geração, obra do designer Peter Schreyer, colocou o Sportage num patamar que antes nunca havia sido atingido. Por isso, melhor preservar a ligação com o passado desta vez.
Ou seja, o Sportage 2017 tem uma volumetria que lembra a do anterior, mas muda onde mais olhamos: os faróis e grades, que exibem na nova linguagem criada por Schreyer.
Motor recalibrado
O lançamento para a imprensa ocorre na semana que vem, com presença do AUTOO, mas a Kia decidiu divulgar os preços das duas versões à venda. A primeira, sempre definida por códigos pouco assimiláveis, é a P.775.67, com preço de R$ 109.990, e a segunda, a P.786.67, custa R$ 134.990.
Em comum, ambas têm câmbio automático de seis marchas e motor 2.0 flex, que agora foi recalibrado e entrega 167 cv em vez de 169 do anterior.
A Kia também informa que o modelo está em pré-venda nas concessionárias da rede. Mais detalhes no AUTOO no dia 22.