Novo Porsche Cayenne 2018 revela inspiração no 911 e Panamera
Terceira geração do crossover de luxo Cayenne traz ainda novos recursos mais modernos e motor biturbo
Primeiro utilitário-esportivo da linha da Porsche, o Cayenne acaba de chegar à terceira geração. O novo modelo segue a modernização aplicada pela marca alemã em seus últimos lançamentos, com ênfase no visual inspirado na nova geração do cupê de quatro portas Panamera e também no superesportivo 911. Além disso, o Porsche Cayenne 2018 traz um interior mais refinado e tecnológico, enquanto a gama de motores está mais eficiente.
As linhas do novo Cayenne são marcadas pelos faróis e lanternas totalmente em LED, para-choque dianteiro com amplas entradas de ar e filetes horizontais cromados, laterais com linha de cintura mais alta e para-choque que abriga as duas ponteiras de escape duplas da versão topo de linha.
Já no interior, há como destaque a enorme tela de 12,3 polegadas do sistema PCM (Porsche Communication Management), além do painel de instrumentos com elementos analógicos e digitais e os comandos sensíveis ao toque.
Em comparação com a geração anterior, o novo modelo está 69 mm maior no comprimento, chegando a 4.927 mm, enquanto a distância entre-eixos foi mantida em 2.895 mm. O porta-malas, por sua vez, agora tem capacidade para 770 litros, o que representa um aumento de 100 l. Mesmo com essas mudanças, o carro sofreu redução de peso, agora de 1.985 kg, contra os 2.040 kg da linha antiga.
Nos equipamentos, há sistema de estacionamento automático, câmera com visão 360 graus, assistente de congestionamento, leitura de placas de trânsito, aviso de saída de faixa, câmera de visão noturna com sensor térmico, suspensão com amortecedores adaptativos, controle dinâmico de chassi, entre outros.
O motor usado pelo Porsche Cayenne 2018 na versão de entrada é um 3.0 turbo de seis cilindros, que consegue gerar 340 cv e 45,9 kgfm, com câmbio automático Tiptronic S de oito marchas e tração nas quatro rodas. Já o topo de linha Cayenne S usa um 2.9 V6 biturbo, de 440 cv e 56 kgfm, também com o Tiptronic S e tração integral. Ambos usam um seletor com cinco modos de condução: On-road (cidade), Mud (lama), Gravel (cascalho), Sand (areia) e Rocks (pedras).
O Porsche Cayenne 2018 será vendido no Brasil a partir do segundo semestre de 2018. Os preços, bem como o conteúdo das versões, serão definidos somente em um período mais próximo ao lançamento.