Novo Mustang possui airbag de joelho no porta-luvas
Tecnologia que protege as pernas do passageiro da frente é inédita em veículos; muscle car da Ford chega ao País em 2015 equipado com o dispositivo

Mustang 2015 possui airbag de joelho para passageiro no porta-luvas | Imagem: Divulgação
O Mustang 2015, previsto para aterrisar no Brasil em 2015, oferecerá uma tecnologia até então inédita nos veículos, airbag de joelho para o passageiro instalado no porta-luvas.
Na situação de colisão, o sensor da bolsa - que fica dentro do porta-luvas - é acionado, fazendo com que a tampa se "solte" e vá ao encontro do joelho do passageiro. A grande diferença, segundo a Ford, está no caminho que o airbag faz até o corpo do passageiro. Em vez de inflar em direção ao chão antes de se curvar para cima, ele vai direto em direção ao joelho. Embora feita em material rígido, a montadora explica que a tampa não machuca as pernas do ocupante.
Feito com um material semelhante ao plástico e não tecido como os airbags convencionais, o dispositivo é 75% menor e 65% mais leve em relação ao equipamento disponível para proteger o joelho do motorista, diz a Ford
Sean West, gerente de restrições da montadora norte-americana, garante: “Com este projeto inovador, desenvolvemos uma tecnologia que fornece proteção para os ocupantes do veículo e ao mesmo tempo reduz peso e permite maior flexibilidade de design”.
Veja como funciona a novidade: