''Novo'' Mitsubishi ASX com cara de Renault Captur europeu não está previsto para o Brasil
Atualização do SUV japonês não passou de uma adaptação do modelo da Renault
Talvez para não sair de um dos segmentos mais promissores no mundo, porém, ao que tudo indica, sem condições de investir em um projeto próprio, a divisão europeia da Mitsubishi optou pelo caminho mais simples possível para “renovar” o ASX comercializado no Velho Continente.
A “nova geração” do Mitsubishi ASX apresentada pela marca para os países onde ainda atua na região, entre eles a Alemanha, não passa de um Renault Captur europeu com os logotipos da marca japonesa. Importante lembrar que a Renault e a Mitsubishi, em conjunto com a Nissan, compõem uma aliança empresarial em escala global.
Vale a observação de que o Captur vendido por lá é um modelo bem mais sofisticado do que o SUV de mesmo nome fabricado pela Renault no Brasil. Na Europa, o Captur encontra-se em sua segunda geração e, além do design totalmente renovado, também migrou seu projeto para a plataforma CMF-B.
Voltando ao “novo” Mitsubishi ASX 2023, sequer as rodas de liga leve foram alteradas em relação ao Captur. Não é surpresa, portanto, que as opções mecânicas dos dois modelos serão as mesmas.
Em sua versão de entrada, o ASX 2023 europeu contará sob o capô com o propulsor 1.0 turbo com até 91 cv. Logo acima, figura a opção 1.3 turbo com até 140 cv quando associado ao câmbio manual 6 marchas ou 158 cv se trabalhando com a caixa de dupla embreagem e 7 marchas. O ASX 1.3 turbo conta com sistema híbrido leve de 12V para otimizar a eficiência.
O Mitsubishi ASX 2023 também será o primeiro híbrido pleno da marca na Europa. Ele terá as opções 1.6 com dois motores elétricos e 143 cv de potência combinada, além do mesmo propulsor térmico servindo de base para um sistema híbrido plug-in mais robusto. A potência combinada, no caso, é de 159 cv e o SUV consegue oferecer uma autonomia em modo 100% elétrico de até 49 km.
Assim como o Captur europeu, o Mitsubishi ASX 2023 mede 4,22 m de comprimento, 1,79 m de largura e 1,57 m de altura. Para realçar a versatilidade interna, o ASX 2023 compartilha com o gêmeo francês o banco traseiro corrediço, que permite aumentar a área para pernas dos passageiros ali instalados ou o espaço disponível no porta-malas de 332 para 401 litros.
Em contato com a Mitsubishi, os representantes da marca japonesa no Brasil informaram ao AUTOO que não está nos planos oferecer o ASX 2023 no país.