Novo Meriva é flagrado nas ruas
Minivan da Chevrolet, codinome PM7, deve ser lançada em 2012 no Brasil
Até a imprensa especializada europeia estranhou o carro das fotos ao lado. O flagra revelou uma minivan com traços aventureiros que não é o Orlando, um modelo recentemente lançado na Europa. A solução da dúvida está no Brasil. Tudo indica que o veículo flagrado é o sucessor do Meriva, internamente chamado pelo código PM7.
Antes de mais nada, é preciso dizer que essa minivan nada tem a ver com a nova geração do Opel Meriva, aquele modelo com portas traseiras suicidas. Trata-se de uma solução mais barata para mercados emergentes, baseada na plataforma GSV (Global Small Vehicle), cujo integrante hoje mais conhecido é o sedã Cobalt, recentemente flagrado pelo AUTOO.
O que nos faz crer nisso é que o suposto PM7 possui portas com maçanetas basculantes (que abrem para cima), mesma solução vista no Cobalt. Os grandes e aparentemente desproporcionais faróis também batem com o projeto do irmão sedã.
Mas o novo Meriva (como o PM7 é chamado por integrantes da engenharia da GM) será bem diferente do atual. Em vez do formato monovolume, a minivan terá a frente destacada e alta, como num jipe. A linha da carroceria também será mais reta, solução semelhante a que foi adotada no C3 Picasso, da Citroën. O resultado é um carro musculoso, mas que mantém a praticidade no dia a dia.
Além de substituir o Meriva, uma versão alongada do PM7 tomará o lugar do Zafira, ou seja, com os mesmos sete lugares deste – solução, aliás, copiada da Nissan no Grand Livina.
Salão do Automóvel de 2012
Na congestionada programação de lançamentos da Chevrolet no Brasil, o novo Meriva está lá no fundo. Virá depois de Cruze, Aveo, nova S10 e novo Malibu, possivelmente no final de 2012, a tempo de participar do Salão do Automóvel do ano que vem.