Mercedes-Benz EQS é o novo SUV elétrico mais luxuoso da marca
Com sete lugares, modelo une luxo, inovações e potência digna de carro esportivo em uma embalagem familiar
O Mercedes-Benz EQS SUV é o novo carro elétrico de luxo da marca alemã. O parentesco com o EQS sedã (ou saloon, como a Mercedes chama o modelo) fica evidente no nome do carro, mas outras partes que são compartilhadas entre os irmãos.
Basta notar as linhas do interior, cujo painel repleto de telas remete diretamente ao do EQS de três volumes. O conjunto elétrico também é compartilhado entre os dois modelos, com o EQS SUV tendo as versões 450+, 450 4Matic e a 580 4Matic.
As duas primeiras contam com 360 cv de potência, mas a versão 450 4Matic tem torque de 81,5 kgfm e tração nas quatro rodas. Na 450+, a tração é traseira e o torque é de 57,9 kgfm. Já o modelo 580 4Matic também traciona os dois eixos, mas desenvolve 544 cv e 87,5 kgfm.
Apesar da diferença de potência, todos os modelos contam com a bateria de 108 kWh. A autonomia supera os 600 km nas três versões, de acordo com o ciclo WLTP.
Luxo e conforto
O EQS SUV pode ter cinco ou sete lugares. Com isso, o espaço do porta-malas pode ser de 645 litros, na versão para menos ocupantes, ou de até 565 litros na versão com os dois assentos extras rebatidos. Com sete lugares, o espaço para bagagens cai para cerca de 200 litros.
Para quem vai na fileira do meio, é possível movimentar eletricamente os bancos. Há duas telas, saída de ar-condicionado com dois controles de temperatura e um banco que mais parece uma poltrona do que uma peça de um automóvel.
Além do luxo e conforto, o modelo é extremamente tecnológico. O SUV é capaz de receber atualizações sem fio, e o proprietário do carro pode até adicionar opcionais de maneira completamente online.
A produção do SUV será iniciada em junho e ele será feito na planta do Alabama, nos EUA.