Novo Logan custará quase o mesmo que o antigo

Preços das quatro versões vão de R$ 28.990 a R$ 42.100. Modelo chega esta semana às concessionárias

Novo Logan: visual deixou de ser o calcanhar de aquiles | Imagem: Divulgação

A Renault decidiu manter praticamente o mesmo portfólio de versões do Logan na nova geração, que acaba de ser apresentado nesta segunda-feira, 04, em São Paulo. O sedã da categoria compacta, mas que se destaca pelo generoso espaço interno, manteve essas virtudes, porém, está mais agradável e com linhas mais proporcionais.

A marca francesa também melhorou sensivelmente o acabamento e introduziu itens hoje requisitados pelos clientes como central multimídia, piloto automático e ar digital. Porém, esses confortos só são disponíveis como opcionais nas versões mais caras.

Por outro lado, o Logan continua brigando no andar de baixo do segmento com a versão Authentique 1.0, mas que agora está três cavalos mais potente. Ela passa a conta com rodas aro 15 (ante aro 14), traz airbag duplo e ABS (por obrigação da lei) e ar-condicionado e direção hidráulica como opcional, o que não era possível na geração anterior. Seu preço é de R$ 28.990, mil reais a mais que a antiga Authentique.

As versões que devem responder por metade das vendas são a Expression 1.0 e 1.6. As duas oferecem de série rádio com MP3, computador de bordo, vidros dianteiros elétricos, direção hidráulica e ar-condicionado, no caso da versão mais potente. Os preços são de R$ 33.990 (1.0) e R$ 39.440 (1.6). Como houve incremento de itens em relação ao sedã anterior, a Renault subiu os valores em R$ 3 mil e R$ 1.950, respectivamente.

A versão top agora passa a ser a Dynamique, com preço de R$ 42.100, praticamente o mesmo da Expression 1.6 16V do primeiro Logan. As diferenças começam com o motor, que agora é o mais fraco 1.6 8V, e com a transmissão, que é manual (no Expression era automática). A montadora, aliás, suprimiu o item no novo Logan, ainda não se sabe se de forma definitiva.

Novidades ficaram como opcionais

O Dynamique mira os clientes de sedãs mais caprichados como o Prisma, o HB20S e o Grand Siena. O pacote de série inclui piloto automático, inédito no modelo, luz indicadora de direção nos retrovisores, faróis de neblina e rodas de liga aro 15. No entanto, novidades como a central multimídia “NAV 1.2”, o sensor de estacionamento e o ar-condicionado automático são opcionais cujos preços não foram informados, mas que, estima-se, farão o Logan completo custar praticamente R$ 50 mil.

Apesar da profunda mudança por que passou, o Logan deve vender em torno de 3,5 mil unidades por mês, volume modesto para o segmento e mesmo se comparado ao irmão Sandero, que emplaca quase 10 mil carros mensalmente. A Renault manteve a garantia de 3 anos, que foi a novidade na época do primeiro lançamento em 2007. O modelo chega às concessionárias nesta semana. Confira avaliação do Logan 2014 nos próximos dias.