Novo Kia Sportage é flagrado na Coreia do Sul
Nova geração do SUV mais conhecido da marca deverá ser lançado no segundo trimestre de 2021, dizem sites coreanos
O Sportage é talvez o mais conhecido veículo da Kia no mundo. Lançado originalmentem em 1993, o SUV médio já está na 4ª geração desde 2016 e por isso próximo de mudar por completo. É o que confirmam imagens de um protótipo rodando disfarçado na Coreia do Sul nos últimos dias.
A 5ª geração do Sportage, como era de se esperar, irá compartilhar a mesma plataforma usada pelo novo Tucson, recentemente apresentado pela Hyundai. Mas promete um visual completamente diferente tanto do irmão quanto do modelo anterior. Embora o pouco que se pode ver da carroceria encontre algumas semelhanças com o novo Sorento, é possível crer que a Kia deverá apostar numa frente original para seu utilitário esportivo mais popular.
A foto do site AutoPost mostra que os faróis do novo Sportage terão aparentemente uma divisão horizontal em formato de flecha. A grade exibe a mesma colméia do Sorento enquanto a carroceria conta com um para-brisa bastante inclinado, indicando que a 5ª geração pode flertar com ares de um crossover.
Apesar do flagra, o Sorento está atrasado por conta da pandemia do coronavírus. Ele faz parte do plano de produção da montadora sul-coreana para 2020 e que incluir também o novo Sorento e a van Carnival. A imprensa local prevê que a nova geração seja revelada em abril, já que a linha 2021 do modelo acaba de ser lançada.
Líder no Brasil
Com a chegada ao mercado global do novo Sportage, o Brasil pode ver a 5ª geração desembarcar por aqui entre o final de 2021 e começo de 2022. Embora a presença da Kia em nosso país tenha diminuído nos últimos anos, o SUV é seu produto mais vendido no Brasil desde 2012 quando o governo criou barreiras comerciais para veículos importados e acabou com a oferta do sedan Cerato.
O pico de emplacamentos do Sportage por aqui ocorreu em 2014 quando mais de 10 mil unidades foram emplacadas. No ano passado esse número chegou a 4 mil carros e em 2020 apenas 1.087 até agosto. O SUV tem uma longa tradição no Brasil, desde sua primeira geração, que ainda era construída com chassi separado da carroceria e possuía tração 4x4, conjunto que foi trocado por uma receita urbana na segunda geração.