Novo Kia Sportage é flagrado na Coreia do Sul

Nova geração do SUV mais conhecido da marca deverá ser lançado no segundo trimestre de 2021, dizem sites coreanos
Flagra do novo Kia Sportage 2022

Flagra do novo Kia Sportage 2022 | Imagem: Reprodução/AutoPost

O Sportage é talvez o mais conhecido veículo da Kia no mundo. Lançado originalmentem em 1993, o SUV médio já está na 4ª geração desde 2016 e por isso próximo de mudar por completo. É o que confirmam imagens de um protótipo rodando disfarçado na Coreia do Sul nos últimos dias.

A 5ª geração do Sportage, como era de se esperar, irá compartilhar a mesma plataforma usada pelo novo Tucson, recentemente apresentado pela Hyundai. Mas promete um visual completamente diferente tanto do irmão quanto do modelo anterior. Embora o pouco que se pode ver da carroceria encontre algumas semelhanças com o novo Sorento, é possível crer que a Kia deverá apostar numa frente original para seu utilitário esportivo mais popular.

A foto do site AutoPost mostra que os faróis do novo Sportage terão aparentemente uma divisão horizontal em formato de flecha. A grade exibe a mesma colméia do Sorento enquanto a carroceria conta com um para-brisa bastante inclinado, indicando que a 5ª geração pode flertar com ares de um crossover.

Apesar do flagra, o Sorento está atrasado por conta da pandemia do coronavírus. Ele faz parte do plano de produção da montadora sul-coreana para 2020 e que incluir também o novo Sorento e a van Carnival. A imprensa local prevê que a nova geração seja revelada em abril, já que a linha 2021 do modelo acaba de ser lançada.

Kia Sportage 2019
O atual Kia Sportage
Imagem: Divulgação

Líder no Brasil

Com a chegada ao mercado global do novo Sportage, o Brasil pode ver a 5ª geração desembarcar por aqui entre o final de 2021 e começo de 2022. Embora a presença da Kia em nosso país tenha diminuído nos últimos anos, o SUV é seu produto mais vendido no Brasil desde 2012 quando o governo criou barreiras comerciais para veículos importados e acabou com a oferta do sedan Cerato.

O pico de emplacamentos do Sportage por aqui ocorreu em 2014 quando mais de 10 mil unidades foram emplacadas. No ano passado esse número chegou a 4 mil carros e em 2020 apenas 1.087 até agosto. O SUV tem uma longa tradição no Brasil, desde sua primeira geração, que ainda era construída com chassi separado da carroceria e possuía tração 4x4, conjunto que foi trocado por uma receita urbana na segunda geração.

Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis