Novo Kia Cerato: russos avaliam as evoluções do sedã médio
Reestilização traz mudanças discretas no design, mas investe na tecnologia e na oferta de serviços conectados
A geração mais recente do Kia Cerato estreou no mercado brasileiro em 2019, um ano depois de sua apresentação global, que aconteceu no Salão de Detroit de 2018.
Por isso, o sedã já recebeu a “atualização de meia vida” em mercados como a Rússia. Foi lá que os colegas do site Kolesa tiveram o primeiro contato com o lançamento da Kia, que traz, entre outras alterações, um logotipo completamente redesenhado.
Mas essa não é a única modificação. Na frente, os faróis ficaram mais estreitos e com desenho mais agressivo. O conjunto óptico traz iluminação full LED nas versões mais caras e halógena nas configurações de entrada. No geral, os russos classificaram o visual frontal como “agressivo e enérgico”.
Atrás, as mudanças são menos perceptíveis em relação ao modelo comercializado no Brasil. Uma régua vermelha interliga as lanternas, reforçando a sensação de largura.
Já a cabine ostenta apenas o novo logotipo no centro do volante, uma vez que todo o restante é igual ao Cerato atual, que não esconde a inspiração no Stinger. De acordo com os colegas russos, o acabamento chama atenção pelo excesso de plásticos “brilhantes e macios”.
O conforto dos bancos foi bastante elogiado pelos jornalistas, ainda que motoristas mais altos possam sofrer um pouco até encontrar a posição ideal de guiar.
Tecnologias que ajudam o condutor
A versão avaliada pelo Kolesa foi a Prestige, que sai de fábrica com um bom pacote de assistências de condução.
Há piloto automático adaptativo (capaz de acelerar, frear e fazer curvas suaves sem a intervenção humana), assistente de permanência em faixa de rolagem, frenagem autônoma de emergência e alerta de colisão frontal, entre outros itens.
O motor 2.0 16V de 150 cv se comporta de forma “clara e previsível”, segundo os russos. Embora não tenha respostas tão rápidas, seu comportamento não é irritante. Os jornalistas também elogiaram o conforto da suspensão, capaz de filtrar bem as irregularidades do piso, e o isolamento acústico, que se mostra adequado na maioria das situações.
Destaque para o sistema de conectividade e telemática Kia Connect. Seu funcionamento é semelhante a outros recursos presentes na concorrência. Por meio de um aplicativo é possível realizar tarefas como determinar a localização do veículo por GPS, destravar e travar as portas à distância, dar a partida remota do motor, consultar o nível de combustível, entre outras comodidades.
Na Rússia, o novo Cerato tem preços que variam de 1.394.900 rublos (ou aproximadamente R$ 96,2 mil) na configuração de entrada Classic a 1.829.900 rublos (cerca de R$ 131 mil) na versão topo de gama GT Line.
Ainda não há previsão de lançamento do sedã atualizado no Brasil, mas a tendência é que ele desembarque por aqui apenas em 2022. Atualmente o Kia Cerato é comercializado no país em duas opções de catálogos, o E.473 e o E.497, com preços sugeridos de R$ 114.990 e R$ 129.990, respectivamente. O motor, comum a ambas, é o 2.0 16V flex de até 167 cv com etanol.