Novo Ka será lançado logo após a Copa
Ford equipará seu novo popular com inédito motor 1.0 de 3 cilindros, 'o mais potente do mercado'
A Ford vai aguardar o final da Copa do Mundo no Brasil, em julho, para lançar o novo Ka, seu futuro modelo de entrada no mercado. E, para ganhar tempo, colocará à venda tanto a versão hatch quando a sedã, apurou AUTOO durante a inauguração da sua nova fábrica de motores, em Camaçari, Bahia.
Nela será feito um inédito motor 1.0 de 3 cilindros e duplo comando de válvulas (TiVCT) com sistema que dispensa o tanquinho de gasolina para partidas a frio. Com 85 cv de potência e 10,7 kgfm de torque (etanol) e 80 cv e 10,7 kgfm (gasolina) ele será o propulsor mais potente do gênero, batendo assim o rival da Volkswagen que equipa o up!. No entanto, o motor da Ford possui cabeçote de alumínio e bloco de ferro fundido, enquanto o do up! é todo em alumínio.
Segundo um executivo da montadora, o Ka hatch chegará ao mercado apenas com esse motor, que é derivado do 1.0 Ecoboost vendido no exterior. A diferença é que o motor brasileiro não terá turbo: “equipá-lo com esse recurso o tornaria 4 a 5 mil reais mais caro”, explicou.
A versão sedã terá também outro motor mais forte, o que é comum nesse segmento devido à exigência de levar mais passageiros. Mas a Ford faz mistério a respeito. Há o 1.5 Sigma, produzido em Taubaté e equipa o irmão maior New Fiesta, mas pode ser um novo propulsor intermediário.
A fábrica de motores de Camaçari tem capacidade para produzir 210 mil unidades por ano num espaço moderno que conta até com ar-condicionado na linha de montagem: “é para manter o padrão de construção desse motor, que é mais avançado que os demais”.
Com 200 mil veículos a mais, a Ford pode, enfim, encostar nas rivais GM, Volkswagen e Fiat, um sonho acalentado desde o final da Autolatina, na década de 1990. Desde então, a montadora americana renasceu no Brasil, mas nunca saiu da 4ª posição no ranking.