Novo Compass 2022 (quase) poderá rodar sozinho na estrada

Modelo da Jeep estreia recurso de condução semi-autônoma de Nível 2 na Europa
Facelift do Jeep Compass produzido e comercializado na Europa

Facelift do Jeep Compass produzido e comercializado na Europa | Imagem: Divulgação

Apesar de a Jeep ter apresentado um gostinho do novo Compass 2022 nesta semana, o lançamento propriamente dito do SUV atualizado ficará mesmo para o mês que vem, quando a fabricante vai revelar todos os detalhes, evoluções mecânicas e os preços da novidade.

Enquanto isso, a Jeep promoveu nesta terça-feira (6) a apresentação do facelift para o Compass no mercado europeu, o que certamente já antecipa muitos detalhes do que a marca prepara para o SUV também produzido em Goiana (PE).

Durante a apresentação do novo Compass por lá, um item muito importante chamou a atenção: o SUV médio será capaz de oferecer Nível 2 de direção semi-autônoma. Além de contar com a geração mais recente de assistentes de condução, reunidos em um pacote chamado ADAS (Advanced Driver Assistance System), o novo Compass vai combinar o piloto automático adaptativo com o assistente de permanência em faixa, fazendo com que o SUV se mantenha no centro da faixa de rodagem em uma estrada, por exemplo, enquanto mantém a velocidade desejada pelo motorista, respeitando uma distância segura em relação ao veículo a frente. 

O sistema hoje em dia é oferecido em modelos premium comercializados no Brasil, como ocorre na gama Volvo por meio do Pilot Assist, e trata-se de uma iniciativa importante da Jeep para difundir o recurso a um número maior de consumidores. Com a novidade, o Jeep Compass certamente terá um importante diferencial em relação a muitos concorrentes diretos, como o recém-lançado Toyota Corolla Cross e o futuro VW Taos. Vale destacar que o Nível 2 de condução semi-autônoma ainda exige que o motorista fique atento durante todo o deslocamento do carro. 

Painel do novo Jeep Compass vendido na Europa
Painel do novo Jeep Compass vendido na Europa
Imagem: Divulgação

Além do novo sistema, o Compass europeu contará com tecnologias como o alerta de colisão com frenagem autônoma incluindo pedestres e ciclistas, reconhecimento de sinais de trânsito, entre outros.  

Durante a apresentação preliminar do novo Compass 2022 nacional, executivos da Jeep destacaram que o SUV médio vai trazer um bom pacote de novidades ao mercado. Considerando o que foi revelado hoje na Europa, em conjunto com a concorrência mais acirrada no segmento, é plausível assumir que muito do que foi apresentado para o Compass europeu nesta terça-feira também poderá ser replicado no Compass brasileiro. 

Na Europa, onde, assim como no Brasil, o Compass conta com as versões Sport, Longitude, Limited, S e Trailhawk, o SUV ganhou o reforço de itens como o painel de instrumentos digital de 10,25”, além de uma nova central multimídia, que pode ter tela de 8,4” ou 10,1” dependendo da versão no caso do Compass europeu. Apesar da revisão estética na parte externa do SUV contemplar poucos aprimoramentos, no caso apenas a grade frontal e o para-choque são novos, bem como os faróis por LED, o interior do Compass foi completamente atualizado e deverá trazer um padrão de acabamento mais sofisticado. 

Os europeus poderão optar pelo novo Compass com motorização 1.3 turbo de 130 ou 150 cv (com câmbio manual ou associado a uma caixa de dupla embreagem), além da 1.6 turbodiesel manual de 130 cv. O Compass no Velho Continente é comercializado também com a variante híbrida plug-in 4xe, que tem variantes de 190 ou 240 cv. Ela trabalha exclusivamente com uma caixa automática de 6 marchas e oferece o sistema eAWD de tração integral. 

Por aqui, o Compass 2022 vai estrear o propulsor 1.3 turbo flex com 185 cv e 27,5 kgfm. A variante 2.0 turbodiesel seguirá em linha e também contará com melhorias que deverão elevar a potência do conjunto. Ao menos por enquanto, o SUV atualizado pode ser adquirido em regime de pré-venda na nova Série Especial 80 Anos. Tomando como base o catálogo intermediário Longitude com motor 1.3 turbo ela é tabelada em R$ 162.990.

Facelift do Jeep Compass para a Europa: mudanças discretas na traseira englobam em especial as lanternas
Facelift do Jeep Compass para a Europa: mudanças discretas na traseira englobam em especial as lanternas
Imagem: Divulgação

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis