Cotado para o Brasil, novo Jeep Grand Cherokee é revelado nos EUA
Quinta geração do clássico SUV da marca aparece primeiro em versão alongada com três fileiras de bancos
Após flagras e projeções, a Jeep finalmente revelou nos EUA a nova geração do Grand Cherokee. A primeira configuração que apareceu foi a L, alongada e com capacidade para acomodar até sete ocupantes. As vendas da novidade por lá terão início no segundo trimestre de 2021, quando a marca deve anunciar também os preços.
A nova geração foi batizada de WL e ainda se espera a chegada da versão curta de cinco lugares, assim como uma opção de motorização híbrida e sistemas de condução semi-autônoma. Foram quatro configurações anunciadas: Laredo, Limited, Overland e Summit. Por enquanto, os motores oferecidos nesse novo Grand Cherokee L são exatamente os mesmos vistos no SUV que substitui.
Sob o capô, a nova geração traz de série o velho conhecido Pentastar 3.6 V6 capaz de entregar 294 cv de potência e 35,5 kgfm de torque. As versões mais caras contarão com o 5.7 V8 Hemi, o mesmo visto na RAM 1500 Rebel lançada no Brasil, entregando 362 cv de potência e 53,9 kgfm de torque. Ambos são acoplados a uma transmissão automática de oito velocidades. Nas duas primeiras configurações, a tração é integral (Quadra-Trac I), enquanto as duas mais caras trazem sistema 4x4 com reduzida e diferencial com bloqueio eletrônico (Quadra-Trac II).
Saiba mais: futuro Jeep nacional de 7 lugares terá motor a diesel
Visualmente, a nova geração do Jeep Grand Cherokee trouxe linhas mais retas e robustas ao SUV na comparação com o modelo que substituiu. O destaque fica para a dianteira, onde o conjunto traz faróis afilados e uma boa integração da tradicional grade de sete aletas da marca, que está mais pronunciada. Nas laterais, o nome do carro aparece nas portas dianteiras precedido por uma bandeira dos EUA. Por dentro, a cabine aparenta ser mais refinada em termos de materiais utilizados no acabamento.
A versão mais básica, Laredo, já traz de fábrica faróis de LED, monitor de ponto cego, volante com revestimento de couro, central multimídia com tela de 8,4 polegadas e rodas de 18 polegadas. A Limited acrescenta bancos revestidos de couro, banco do motorista com ajustes elétricos, aquecimento para as duas primeiras fileiras de bancos, luzes de neblina e sistema de som Alpine com nove alto-falantes.
Indo para a Overland, acrescenta-se rodas de 20 polegadas e o sistema de tração 4x4 com reduzida e bloqueio eletrônico de diferencial é opcional. Na Summit, as duas primeiras fileiras de bancos são ventiladas, enquanto a primeira tem ajustes elétricos com memória. Há ainda o assistente de manutenção de faixa e um sistema de som da McIntosh com 19 alto-falantes e a central multimídia passa a contar com uma tela de 10,1 polegadas. Nesse caso, o Quadra-Trac II é de série.
As duas opções mais completas do novo Grand Cherokee também poderão ser equipadas com sistema de suspensão a ar (Quadra-Lift), que pode variar a altura em relação ao solo entre 175 mm e 276 mm. A Jeep não divulgou todas as medidas da novidade, mas afirmou que o modelo tem 5,20 m de comprimento e 3,09 m de entre-eixos. Ambas as medidas são maiores que as do atual SUV.
Procurada pelo Autoo, a subsidiária brasileira da Jeep nos revelou que "sobre a nova geração do Grand Cherokee apresentada hoje, existem estudos para iniciar a importação ao Brasil, porém ainda não há data definida". A empresa acrescenta também que "a nova geração do Jeep Grand Cherokee apresentada hoje nos Estados Unidos não interrompe a produção do modelo atual, que continuará sendo comercializado lá e, consequentemente, exportado para o Brasil. Nosso modelo, inclusive, terá novidades previstas já para o primeiro semestre de 2021".