Novo Idea parte de R$ 43 590

Linha 2011 da minivan, desenvolvida no Brasil, chega a R$ 59 010 na versão Adventure Dualogic

Fiat Idea Essence | Imagem: Autoblog

A primeira reestilização do Idea ocorre cinco após seu lançamento por aqui. As mudanças, no entanto, compensam o longo tempo (nos padrões Fiat) sem alterações: visual sensivelmente renovado na frente, LEDs nas lanternas e novos motores – os da família E.torQ, que devem se expandir ainda para Doblò e Stilo.

Os preços da minivan produzida em Betim (MG) partem de R$ 43 590, caso do catálogo de entrada, Attractive 1.4. Na versão Essence, sempre equipada com o motor 1.6 16V, o Idea pula para R$ 45 610, ou R$ 47 720 se o cliente optar pelo câmbio Dualogic. Quem busca mais potência conta com a nova versão Sporting, dotada do bloco 1.8 16V, que custa R$ 54 280 com transmissão manual e R$ 56 390 com câmbio automatizado. Por fim, a variante Adventure, por R$ 56 900 e R$ 59 010, respectivamente.

Visto de frente, o Idea 2011 exibe novos para-choque, grade dianteira, capô, para-lama e retrovisores, enquanto os faróis agora são de dupla parábola, maiores e em novo formato. Na traseira, o Centro de Estilo Fiat para América Latina trocou vidro, tampa do porta-malas e para-choque, que agora carrega a placa. A maior novidade, no entanto, são as lanternas iluminadas por LEDs, tecnologia exclusiva do Idea entre os carros nacionais. Completam as mudanças visuais as novas rodas, calotas e maçanetas.

A renovação da linha também permitiu a chegada dos novos motores E.torQ. Assim como o Punto, o Idea mantém o bloco 1.4 litro (86 cv) na versão de entrada, Attractive. A intermediária, Essence, só conta com o motor 1.6 16V, de 115/117 cv e 16,2/16,8 kgfm de torque (gasolina/etanol). Quem procura mais potência, deve partir para as configurações Adventure e Sporting – esta última uma novidade na linha. O propulsor destinado a elas é o 1.8 16V, de 130/132 cv e 18,4/18,9 kgfm de torque.

Internamente, as mudanças são mais discretas, porém numerosas: bancos com novo revestimento e tecnologia “embossed”, de relevos; bancos dianteiros em novo formato e com ajuste de altura (motorista) com curso 20 mm maior, volante redesenhado, fechadura elétrica do porta-malas, novo sistema de ar condicionado, entre outras.

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