Novo Hyundai Santa Fe terá até motor da Kia

Nova geração do SUV mais longevo da marca sul-coreana terá opções a gasolina, diesel até híbrida para a Europa
Hyundai Santa Fe 2021

Hyundai Santa Fe 2021 | Imagem: Divulgação

No início de junho, a Hyundai revelou as primeiras imagens oficiais da nova geração do Hyundai Santa Fe. A marca dará início à comercialização da novidade na Coreia do Sul, sua terra natal, agora em julho, mas os preços ainda não foram informados. O que divulgado, no entanto, foram as opções de motorização para o novo Santa Fe.

Saiba mais: confira detalhes do novo Hyundai Santa Fe

A nova geração do utilitário esportivo mais longevo da Hyundai terá inicialmente três opções de motores, sendo uma baseada baseada no “irmão” de plataforma, o Kia Sorento. O propulsor compartilhado será o 2.5 turbo a gasolina, que ainda não teve os dados específicos de performance revelados, mas entrega 285 cv de potência e 42,9 kgfm de torque no SUV da Kia.

Hyundai Santa Fe 2021
Hyundai Santa Fe 2021
Imagem: Divulgação

A outra opção é 2.2 turbodiesel de quatro cilindros, o primeiro disponível para compra na Coreia do Sul. Segundo a Hyundai, nesse novo Santa Fe, o propulsor é capaz de entregar 201 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. Tanto o motor a gasolina quanto o movido a diesel serão acoplados apenas a uma transmissão automática de oito marchas, podendo trazer tração dianteira ou integral em ambos os casos.

A terceira opção, que deve aparecer apenas quando o novo Hyundai Santa Fe começar a ser oferecido na Europa em setembro, é o 1.6 turbo a gasolina auxiliado por motor elétrico. O sistema híbrido entrega no total 230 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, mas é aliado a um câmbio automático de seis velocidades. A tração nesse caso também poderá ser dianteira ou integral.

Para o início de 2021 está programada a estreia do novo Hyundai Santa Fe híbrido plugável, com capacidade de ter as baterias carregadas tanto pelo motor quanto em tomadas. O motor é o mesmo 1.6 turbo a gasolina do híbrido convencional, mas o elétrico é mais potente e as baterias têm maior capacidade: 13,7 kWh ante 1,49 kWh no convencional. A potência deve ficar em 265 cv, mas o torque deve se manter.

Hyundai Santa Fe 2021
Hyundai Santa Fe 2021
Imagem: Divulgação

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva